Edição de 2023 do Jimi Paradesporto será disputada em Juiz de Fora

Pelo segundo ano seguido, município da Zona da Mata apresenta melhores condições para receber os Jogos do Interior de Minas Gerais, disputados por pessoas com deficiência

  • ícone de compartilhamento

A edição de 2023 dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi) Paradesporto será disputada entre os dias 6 e 8/10, em Juiz de Fora. A escolha pela cidade da Zona da Mata mineira, pelo segundo ano consecutivo, foi feita pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) após análise comparativa com as demais candidatas.

AMP / Divulgação

“O processo de seleção da cidade é feito mediante a divulgação de um projeto encaminhado pelos municípios que desejam sediar o evento. A partir do envio do projeto, a área técnica avalia toda a estrutura apresentada e define o município que melhor atende às demandas e especificidades do Jimi Paradesporto. Com isso, Juiz de Fora participou do processo e teve o projeto selecionado”, explicou o diretor de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento, Samuel Souza. 

A expectativa para este segundo ano de realização do Jimi Paradesporto, de acordo com o diretor, é de superar o número de municípios envolvidos no ano anterior. Em 2022 foram 21, com 240 atletas e 512 pessoas envolvidas, enquanto que para este ano são esperadas pelo menos 23 cidades representadas por atletas com deficiência, que vão competir nas modalidades de natação e atletismo.

Assim como na edição anterior, a deste ano será custeada pela Sedese-MG, com expectativa de investimento em torno de R$ 580 mil. Os valores são utilizados para o custeio da estrutura do evento, da hospedagem e alimentação de todos os envolvidos na competição dos municípios inscritos, com exceção da cidade-sede.

Capacitação

Além da disputa dos Jogos, também faz parte do evento, de forma gratuita, um Programa de Capacitação Paradesportiva de Introdução ao Atletismo e Natação para pessoas com deficiência, serviço chancelado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. O programa tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, esportes e lazer, com foco na participação de pessoas com deficiência, e ainda desenvolver as modalidades paradesportivas no estado. Souza ressalta a importância desta iniciativa que vai para seu segundo ano e que veio para ficar.

“O Jimi Paradesporto é mais uma ação importante do Governo de Minas. Além de provocar a socialização, este novo formato do evento estrutura todos os locais de competição, o que possibilita o surgimento de novos talentos e disputas em alto nível. Esta socialização é extremamente importante e ainda confere um sentimento de pertencimento dos participantes à sociedade. O Jimi Paradesporto veio para ficar, vai ser cada vez mais estruturado e oferecendo o máximo para este público”, concluiu Souza.

Jogos do Interior de Minas - JIMI Paradesporto

O programa tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, esportes e lazer, com foco no esporte de participação para pessoas com deficiência e desenvolver as modalidades paradesportivas no estado, despertando talentos para o esporte.



Últimas