Emater incentiva produção de morangos orgânicos

No Sul do Estado, ação de funcionário é destaque por trazer bons resultados sem grandes investimentos

Produção de morango orgânico em calhas recicladas no Sítio Santo Antônio, no Sul de Minas

Para valorizar ações desenvolvidas por seus próprios colaboradores, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) realiza o Programa MelhorAção. Nele, os próprios funcionários elegem os projetos de destaque, como forma de reconhecer as soluções e resultados significativos levados para a rotina produtiva e em favor do desenvolvimento agrário.

Uma estratégia com impacto positivo, reconhecida pelo MelhorAção, é o trabalho que foi desenvolvido em Extrema, no Sul de Minas, com atuação da Unidade Regional de Pouso Alegre. Como parte do compromisso de buscar e levar novas tecnologias e inovações, a Emater apresentou uma alternativa mais econômica para a agricultura familiar: a produção de morango orgânico em calhas feitas com reaproveitamento de materiais.

“Além do material reciclado, mais sustentável, as calhas suspensas favorecem o manejo. São frequentes os depoimentos de produtores de morango com dores na coluna por trabalharem muito tempo agachados para cuidar dos canteiros convencionais, que ficam no chão”, explica o engenheiro agrônomo da Emater em Extrema e autor do projeto, Hélio João de Freitas Neto.

Na comunidade do Pessegueiro, localizada no município do Sul de Minas, o Sítio Santo Antônio é uma referência bem-sucedida desse processo. Por lá, o agricultor familiar, Jorivaldo de Andrade, incentivado pela Emater, decidiu dar um novo passo e entrar na produção de morangos orgânicos.

“Eu abracei a ideia. Se fosse produzir o morango convencional, eu seria apenas mais um no mercado. Além disso, tem a parte de bem-estar. Minha mulher valoriza produtos orgânicos. Tenho uma filha pequena que pode, tranquilamente, pegar o morango que produzo e colocar na boca”, comenta.

Crédito: Divulgação/Emater

O sistema orgânico e sua estrutura fogem do convencional. Seguindo o caminho da sustentabilidade, Jorivaldo transformou calhas em canteiros.  Elas são feitas de material reciclado e ficam suspensas pelos cavaletes de madeira. As calhas, preenchidas pelo composto orgânico, são duráveis e podem ser usadas por vários ciclos da cultura.

O técnico da Emater Hélio Neto também conta que, junto com o produtor, foram testados seis diferentes tipos de composto orgânico para verificar o que melhor se adaptava à cultura.  A cada ciclo de produção, o composto que fica nas calhas precisa ser reforçado ou substituído.

Para implantar o projeto, o produtor precisou construir uma pequena estufa de 175 m², cavaletes de madeira, além de instalar um sistema de irrigação por gotejamento, o mais adequado para a produção da fruta. Neste processo, a Emater viabilizou as mudas. Já as calhas foram doadas por uma indústria de São Paulo especializada em produtos reciclados.

“A adaptação das calhas para transformá-las em canteiros é simples. A principal medida é fazer os furos para drenagem da água”, explica o engenheiro da Emater, Hélio Neto.

Para selecionar a variedade de morango, foram testadas oito opções e a escolhida foi a PRA Estiva, que produz o ano todo.  “Não existe receita de bolo. Tem que observar para ver o que dá certo”, aponta o engenheiro.

A produção de morango já está, inclusive, atraindo a atenção de outros agricultores da região. A propriedade vem recebendo visitas de pessoas interessadas em conhecer o sistema de produção orgânica em calhas recicladas. Na comunidade vizinha, por exemplo, já há produtor do morango convencional usando o material reciclado para fazer os canteiros.

Produção e venda

A produção do Sítio Santo Antônio é a mesma registrada nos plantios convencionais da região, cerca de 1 quilo por pé. “Estou muito satisfeito com a produção de morangos”, comenta Jorivaldo.

Atualmente, o agricultor familiar consegue vender o produto por R$ 25 o quilo, preço que, segundo a Emater, está acima da média do mercado. A clientela é variada, com vendas para amigos, escola do município e restaurante na cidade turística Monte Verde, na Serra da Mantiqueira.

“O dono do restaurante veio aqui para conhecer os morangos e trouxe uns cozinheiros de São Paulo. Eles gostaram e disseram que poderiam comprar tudo que eu tivesse para fornecer”, conta o produtor.

No momento, o Sítio Santo Antônio está em fase de adaptação para conseguir, em breve, a certificação de propriedade orgânica. Com o selo, a expectativa é a de que os resultados sejam ainda melhores.

Números

A produção mineira de morango está concentrada no Sul de Minas. A região responde por 86% da safra estadual, com 100 mil toneladas da fruta por ano. De acordo com a Emater, a atividade é caracterizada pelo cultivo familiar, com pequenas plantações.