Emater-MG entrega tratores e implementos agrícolas para 68 municípios mineiros

Equipamentos foram adquiridos pela empresa pública com recurso de emenda parlamentar estadual destinada pela Comissão de Participação Popular da ALMG

Emater-MG / Divulgação

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), empresa pública vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), tem se empenhado não só para levar novos conhecimentos aos produtores mineiros como também tem buscado formas de possibilitar o acesso dos agricultores familiares a novos equipamentos, que facilitam o dia a dia da atividade rural. Dentro dessa proposta, na terça-feira (17/10), foram entregues 87 itens (tratores agrícolas com implementos, microtratores com enxada rotativa e furgões) para prefeituras e associações do setor, numa parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

No total, foram entregues 12 tratores agrícolas com implementos, 60 microtratores com enxada rotativa e três furgões. Os veículos e equipamentos beneficiarão 68 municípios de várias regiões mineiras e terão uso exclusivo em projetos voltados para o atendimento da agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário mineiro.

“Eu gostaria de destacar a importância dessa parceria entre município, deputados e Emater-MG. Pode parecer um benefício pequeno, mas para aquele agricultor raiz que está lá na terra, e nós temos hortas comunitárias, é muito importante. Temos o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Com certeza esses equipamentos vão ser de grande valia para os nossos agricultores”, ressaltou a secretária de Agricultura de Mirabela, Joana Nascimento.

Participação popular

Os recursos usados na aquisição dos bens somam cerca de R$ 5,69 milhões de reais e são provenientes de emenda parlamentar estadual destinada pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “A maioria dos membros da comissão sempre joga em prol da agricultura por vários motivos. O primeiro deles é porque nós não devolvemos nenhum tostão da verba nos dois últimos anos. Tudo foi realizado ou está em andamento. Nas audiências que virão, eu direi: podem jogar na agricultura que dá certo e chega ao produtor”, assegurou o deputado Marquinho Lemos.

O diretor administrativo e financeiro da Emater-MG, Cláudio Augusto Bortolini, diz que é o terceiro ano consecutivo que a empresa trabalha com a Comissão de Participação Popular. “A escolha dos itens adquiridos começa em uma reunião popular. A comunidade apresenta suas prioridades e essa definição é levada muito a sério pelo Governo de Minas, prefeitos, vereadores e extensionistas da Emater-MG, que fazem os projetos. Por meio da parceria de todos, a proposta se concretiza e de fato chega para os agricultores”, explica Bortolini.

A Emater-MG completa 75 anos de assistência aos produtores mineiros no dia 6/12. A empresa tem convênio com 811 municípios do estado, mais de 95% de cobertura, beneficiando anualmente mais de 300 mil produtores rurais com assistência técnica e extensão rural, públicas. Só em 2022, foram cerca de dois milhões de atendimentos prestados a agricultores familiares e suas organizações. A empresa desenvolve diversas ações no Estado, voltadas tanto para a promoção de práticas produtivas sustentáveis, como para a implementação de práticas de conservação e recuperação ambiental.

O evento de entrega simbólica dos equipamentos ocorreu na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, e contou com a presença do assessor especial da Secretaria de Estado de Governo, Cristiano Souza Lana; do chefe de gabinete da Seapa, Rodrigo Carvalho Fernandes, de prefeitos, vereadores e representantes de entidades de classe.