Emater-MG investe em notebooks para o trabalho de campo dos extensionistas

Empresa aposta na modernização digital para melhorar as atividades da equipe

  • ícone de compartilhamento

Emater-MG / Divulgação

O mundo está cada vez mais conectado e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) tem feito vários esforços para acompanhar essa evolução. Exemplo é o programa Emater 4.0, que contou com a aquisição de 760 notebooks, que serão disponibilizados aos extensionistas para que possam melhorar o trabalho no campo. Outra medida foi a contratação de uma prestadora de serviço da Google, que aumentará a capacidade de armazenamento de dados da empresa e a realização de atividades on-line como reuniões virtuais.

O diretor administrativo da Emater-MG, Cláudio Bortoloni, explica que a compra dos notebooks foi feita com recursos próprios da empresa e custou R$ 3,4 milhões. “Além de veículo automotivo e um tablet, os nossos técnicos terão mais uma ferramenta importante nas atividades. A grande quantidade de notebooks adquirida visa permitir que todos os extensionistas que trabalham a campo e precisam de mobilidade no meio rural possam contar com um computador portátil para prestar um serviço de melhor qualidade”, argumenta o diretor.

Ferramentas digitais

Já a migração do Google Workspace para o modelo de assinatura paga vai permitir dobrar a capacidade de armazenamento dos e-mails de todos os profissionais da empresa, ter maior controle de segurança e gerenciamento de dados e contar com suporte técnico. Além disso, algumas contas poderão fazer gravações ilimitadas de conteúdo e reuniões com até 500 participantes, o que permitirá um maior contato entre as unidades da empresa e a maior disseminação de conhecimentos e informações entre os profissionais.

Como está dispersa em vários municípios, a Emater-MG deu início ainda a um trabalho de Ensino a Distância (EaD), levando informação e conhecimento aos técnicos por vídeo e web conferência. Isso propicia não só mais agilidade ao treinamento dos profissionais como também uma redução de custos com viagens e mobilização de pessoas.

Para o gerente da Assessoria de Gestão e Tecnologia da Informação da Emater-MG, Marcos Lopes, nesse novo mundo digital, o extensionista rural não será somente alguém que repassa novos conhecimentos ao produtor, que diz o que fazer, mas alguém que auxilia na tomada de decisões munido de ferramentas tecnológicas. “A Emater-MG possui o desafio de fazer com que a vanguarda digital também chegue à agricultura familiar elevando sua produtividade. A inovação, cada vez mais, é um instrumento indispensável no campo”, conclui Marcos.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas