​Emater-MG participa de Comissão de Sementes e Mudas em Minas Gerais

Reunião realizada em Belo Horizonte debateu portaria do Ministério da Agricultura que facilita a administração de viveiros

  • ícone de compartilhamento

A Emater-MG participou da 28ª Reunião Técnica da Comissão de Sementes e Mudas em Minas Gerais, realizada em Belo Horizonte, no dia 13/4. 

A Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural foi representada pelo coordenador técnico de Fruticultura e engenheiro agrônomo Deny Sanábio.

A reunião contou com 70 participantes, entre auditores fiscais federais agropecuários da área de sementes, professores de universidades federais (UFV, UFLA, UFU e UFVJM), fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsáveis técnicos e outros profissionais de instituições públicas e iniciativa privada.

Um dos temas abordados foi a Portaria 538, de 2022, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que estabelece normas para a produção, certificação, responsabilidade técnica, beneficiamento, reembalagem, armazenamento, amostragem, análise, comercialização e utilização de sementes.

"O objetivo é facilitar a administração dos viveiros, com a atualização das normas que devem ser seguidas pelos responsáveis técnicos", informou Deny Sanábio.

Ele é integrante titular da Comissão de Sementes e Mudas em Minas Gerais e tem como suplente o coordenador técnico de Culturas da Emater-MG, Sérgio Brás Regina. 

"Os produtores devem utilizar apenas sementes e mudas de estabelecimentos inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) para garantir a qualidade do material e evitar perdas na produção", ressaltou Sanábio.
 



Últimas