Encontro em BH traça diretrizes para uma educação de excelência

8ª Edição do Café com Prosa reuniu cerca de mil pessoas, entre secretários municipais e agentes apoiadores da educação

  • ícone de compartilhamento

A reconfiguração do sistema educacional de Minas Gerais foi a pauta discutida na 8ª Edição Especial do Café com Prosa. O evento organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), foi realizado nos dias 28/2 e 1/3,  no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O governador Romeu Zema esteve na abertura do encontro, ao lado do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e do presidente da Undime-MG, Marcelo Wagner. 

SEE / Divulgação

O secretário Igor de Alvarenga ressalta que o Café com Prosa oportunizou um diálogo extremamente importante. “Considero que foi um dia especial para Minas Gerais. Fizemos um alinhamento com os secretários, apresentamos o Projeto Miguilim, nosso mapa estratégico, recursos pedagógicos que são importantes para o avanço do ensino público mineiro, como a interpretação da avaliação diagnóstica, realizada por eles”, avaliou.

Já para a secretária adjunta de Estado Educação, Geniana Guimarães Faria, o evento foi um marco histórico para a educação pública mineira. “Foi um momento histórico, pois assumimos um compromisso junto aos municípios, de pensarmos diretrizes únicas para o estado, pelo regime de colaboração para que possamos buscar a aprendizagem dos nossos estudantes, independente de qual rede estejam matriculados. É um ponto extremamente positivo,  porque nossos estudantes transitam em rede, hoje ele é da estadual, mas amanhã  pode ser da municipal e vice-versa”, analisou. 

No primeiro dia de evento, foi assinado o Protocolo de Intenções entre a SEE/MG e a Undime-MG, pactuando uma parceria com objetivos focados em promover a melhoria contínua da aprendizagem, em todo território mineiro, em todos os níveis e etapas, da educação básica ao ensino superior, que priorize o processo de alfabetização e de aprendizagem de todas as crianças e jovens matriculados na rede pública de ensino. Também foi anunciado o lançamento do Programa Miguilim, iniciativa inédita em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), para a promoção da saúde auditiva e ocular aos estudantes das escolas estaduais e municipais de todo estado.  

Nesta quarta-feira (1/3), foram discutidas outras pautas da temática educacional, como por exemplo, o combate à evasão escolar, apontando as estratégias que serão realizadas pela SEE/MG, na busca ativa dos estudantes que não retornaram às salas de aulas no pós-pandemia. O Plano de Enfrentamento à Evasão Escolar, que está sendo formulado pela Secretaria, foi apresentado pelo subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Gustavo Pedroso. 

Para o subsecretário Gustavo Pedroso, o encontro materializa a articulação de rede que é fundamental para fomentar o ensino público no estado. “O objetivo da articulação é conjugar esforços e meios para fortalecer o regime de colaboração entre o governo e os municípios. Com o evento, materializamos esse trabalho, garantindo a continuidade da aprendizagem para todos os níveis e etapas”, destacou. 

A diretora executiva da Undime, Suely Rodarte, fez um balanço do encontro, que considerou ser um momento único para discutir ações efetivas para a educação municipal e estadual, tendo o Governo de Minas Gerais como parceiro. “Todos nós, organizadores e participantes, saímos deste encontro empenhados de que a responsabilidade de uma educação pública de qualidade é nossa, e estamos todos juntos pela educação”, concluiu. 

A 8ª edição do Café com Prosa reuniu cerca de mil pessoas, entre secretários municipais de Educação, superintendentes Regionais de Ensino, equipes técnicas do Órgão Central da SEE/MG, agentes apoiadores da educação e autoridades. 

 



Últimas