Epamig é a segunda colocada em ranking de execução de contratos e convênios de Minas Gerais

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) alcançou o segundo lugar no Ranking de Execução de Contratos de Repasse e Convênios de Minas Gerais, elaborado pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag-MG). O resultado oficial do balanço foi comunicado à Empresa na segunda semana de abril, apresentando o monitoramento trimestral realizado pela Seplag-MG no mês de fevereiro de 2023.

Segundo os dados da Seplag-MG, a Epamig obteve um aproveitamento de 88,29% no índice de execução dos recursos de instrumentos vigentes, ficando em segundo lugar, atrás apenas da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG). No ranking anterior, divulgado em novembro de 2022, a Epamig havia ficado na quinta colocação, com aproveitamento de 82,46% de índice de execução.

Pedro Veras / Epamig

Segundo o chefe do Departamento de Contratos, Convênios e Orçamento (DPCO) da Epamig, Maicon Xavier, o setor realizou uma força-tarefa no segundo semestre de 2022, a fim de regularizar convênios antigos, prestações de contas e termos de doações de bens para a Epamig. “Por meio de um trabalho altamente eficiente, nossa equipe conseguiu concluir algo em torno de R$ 24 milhões entre prestações de contas e doações de bens. O resultado positivo no ranking da Seplag-MG reflete a evolução da gestão na Epamig, no que diz respeito à execução de recursos, não apenas de convênios, mas também de emendas parlamentares estaduais e transferências especiais”, destaca Maicon.

Ainda de acordo com o gestor, a segunda colocação não teria sido alcançada sem o trabalho comprometido e eficiente de toda a equipe do DPCO, que estudou atentamente a portaria nº 424/2016, a qual dispõe sobre as normas relativas às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse. “Nossa equipe trabalhou duro e em conjunto, fazendo um levantamento preciso de todos os convênios que a Epamig tinha em execução ou que estavam com execuções paralisadas, para podermos aprimorar o cumprimento do prazo da vigência dos instrumentos e a entrega dos objetos pactuados”, conclui Maicon Xavier.

A Seplag-MG informou que o próximo monitoramento será realizado em maio deste ano e o ranking atualizado será divulgado no mês seguinte.