Epamig integra nova diretoria da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem

Pesquisadores da Empresa ficarão responsáveis pelas publicações da Associação, como a revista ITEM - Irrigação e Tecnologia Moderna

  • ícone de compartilhamento

Arquivo Pessoal

Os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) fazem parte da chapa eleita para compor a nova diretoria da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), que toma posse em janeiro de 2024. João Batista Ribeiro Reis e Fúlvio Simão ocuparão os cargos de diretor e subdiretor de Publicações, respectivamente, e serão responsáveis por editar as versões impressa e digital da revista técnico-científica ITEM – Irrigação e Tecnologia Moderna, além de eventuais encartes, cartilhas ou artigos que forem demandados pela comunidade da agricultura irrigada.

O pesquisador João Batista conta que foi convidado, no início de 2023, para editar a mais recente edição da revista ITEM, publicada em julho passado, e que isso foi essencial para sua indicação como diretor de Publicações da nova chapa. “Foi uma participação muito proveitosa. Coordenei um grupo pequeno de técnicos que revisaram e editaram alguns artigos e relatos técnicos sobre o último congresso da categoria para essa que foi a edição de número 125 da revista”, detalha João Batista.

Segundo ele, a Diretoria de Publicações foi criada para o novo mandato, dada a elevada importância da Revista ITEM. Para acompanhar seus trabalhos na Abid, João Batista sugeriu o nome de seu parceiro de trabalho de longa data, e também pesquisador da Epamig, Fúlvio Simão, para o cargo de subdiretor de Publicações.

“É uma alegria fazer parte dessa diretoria, pois as publicações são algumas das mais importantes contribuições da Abid para o campo da irrigação. São publicações técnicas que visam atender não só professores e pesquisadores, mas também produtores, irrigantes e técnicos envolvidos na área. Então há uma preocupação de usar uma linguagem menos acadêmica”, detalha Fúlvio Simão.

Segundo os pesquisadores, uma das funções principais que vão desempenhar é a seleção de material a ser publicado, pois a Revista ITEM mantém um fluxo aberto para pesquisadores enviarem artigos para publicação, além de, eventualmente, receber autores convidados que trabalham temas de interesse geral para as áreas de irrigação e drenagem. A nova edição da publicação está programada para novembro de 2023.

Carvoaria na bananicultura

O anúncio da nova direção foi feito durante uma assembleia geral da Abid durante o segundo dia do XXXII Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem – CONIRD, que ocorreu juntamente ao 8º Inovagri – International Meeting, na última semana, em Fortaleza (CE).

Os dois pesquisadores da Epamig fizeram apresentações de posters referentes a três pesquisas desenvolvidas pela Empresa em Minas Gerais. João Batista levou os resultados dos trabalhos intitulados “Secamento parcial da zona radicular na bananeira ‘Grand Naine’ no semiárido do Norte de Minas Gerais” e “Produção e eficiência de uso da água em cultivares de bananeira sob irrigação com déficit controlado”.

“São duas tecnologias trabalhadas dentro do programa que tenho desenvolvido aqui no Norte de Minas junto à Embrapa e ao Instituto Federal Baiano, sobre irrigação em condições de déficit hídrico. Verificamos que, após cinco anos, o estudo de viabilidade econômica projeta um aumento de até R$ 20 mil em receitas para os produtores após quatro ciclos da cultura da bananeira, graças a alguns fatores, como a economia de água e manutenção da umidade do solo”, explica João Batista.  

Já o pesquisador Fúlvio Simão apresentou dados da etapa final do projeto “Características vegetativas da bananeira em diversos níveis da irrigação e com o uso de resíduos de carvoaria em cinco ciclos produtivos. A produção de carvão gera um resíduo de difícil destinação, chamado de moinha, que é basicamente carvão em pó. Nesse trabalho, concluímos que ele pode ser reaproveitado na bananicultura sem causar prejuízos ao solo e às plantas, o que gera um importante benefício ambiental”, conclui Fúlvio.



Últimas