Epamig realiza Dia de Campo sobre fruticultura de clima temperado

Evento em São João São del-Rei abordará os temas poda e manejo

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove no dia 10/8, em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, o Dia de Campo “Poda e Manejo de Frutíferas de Clima Temperado e Tropical”. O evento é gratuito e acontece a partir das 8h30 no Campo Experimental Risoleta Neves. As inscrições serão feitas no local.

Na programação, quatro palestras sobre poda e manejo do pessegueiro, da videira, da figueira e da pitaeira, além da oportunidade de trocar experiências sobre diferentes aspectos do cultivo, produção e comercialização de frutas. “Estamos, exatamente, no período da poda das fruteiras de clima temperado, por isso, a temática. No entanto, o evento é a oportunidade para estreitarmos as conexões entre produtores, pesquisadores e extensionistas, esclarecermos dúvidas, falarmos sobre o mercado e compartilharmos conhecimentos”, afirma o pesquisador da Epamig Paulo Márcio Norberto.
 

Paulo Norberto / Epamig

Típica de áreas tropicais, a pitaya tem se adaptado bem na região do Campo das Vertentes. “A fruta despontou como uma cultura atraente e rentável. Houve um boom inicial no consumo e, atualmente, a demanda se estabilizou. O cultivo continua sendo viável, uma vez que a planta é rústica e de fácil adaptabilidade”, comenta Paulo.

O pesquisador acrescenta que todas as culturas que serão abordadas no Dia de Campo requerem áreas pequenas para o cultivo. “A agropecuária na região do Campo das Vertentes tem a pecuária leiteira como seu principal pilar. Apresentamos a fruticultura como uma fonte de renda extra, bastante adequada à propriedade familiar”. Além da comercialização in natura, a fabricação de doces e geleias é uma boa opção para a agregação de valor. “Por estarem em uma região produtora de hortaliças, esses produtores têm facilidade para enviar para a CeasaMinas as frutas que não vendem no mercado local”, completa.

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) são parceiras na realização do Dia de Campo, que conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e das prefeituras dos municípios de Barroso, Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Carandaí e Belo Vale, que possuem Acordo de Cooperação Técnica com o Campo Experimental Risoleta Neves da Epamig.

Serviço

Dia de Campo Poda e Manejo de Frutíferas de Clima Temperado e Tropical

Data: 10/8/2023 (quinta-feira)

Horário: 8h30 às 12h

Local: Campo Experimental Risoleta Neves  - Avenida Visconde do Rio Preto, s/n – Campus CTAN – Universidade Federal de São João del-Rei



Últimas