Escola de Saúde e SES realizou seminário para trabalhadores de Salas de Vacina

Webinário discutiu estratégias voltadas para a ampliação das coberturas vacinais

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveram nesta quarta-feira (5/7), no canal do Youtube da Escola, o webinário "Curso de Qualificação profissional para Trabalhadores de Salas de Vacina".

O objetivo foi divulgar e discutir as estratégias voltadas para ampliação das coberturas vacinais nos territórios de Minas Gerais, marcando o encerramento de um ciclo do “Curso de Qualificação para Trabalhadores de Salas de Vacina”, promovido pela ESP-MG e SES-MG.

O webinário foi destinado aos discentes do curso e também a todos profissionais das Salas de Vacina, bem como aquelas pessoas que estão envolvidas direta e indiretamente em atividades e processos relacionados à vacinação.

Na abertura do seminário virtual, a trabalhadora da coordenação de promoção, cuidado e vigilância em saúde da ESP-MG e componente da equipe de coordenação do curso de qualificação, Alice Werneck Massote, apresentou um balanço da qualificação. No período de 2022 a 2023 foram disponibilizadas 15 turmas e um total de 3.560 alunos já foram certificados nesta qualificação.

Ela também destacou a capilaridade da ação de educação permanente, que já atingiu profissionais de todas as regiões do estado, englobando todas as 28 Regionais de Saúde. Aline Massote também anunciou que já estão articulando a continuidade da oferta do curso, de uma maneira permanente, considerando a demanda dos municípios e a rotatividade dos profissionais nos serviços de saúde.

A coordenadora do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação no estado de Minas Gerais (Gamov-MG), da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida, relembrou sobre o processo de elaboração do curso, que foi uma tarefa partilhada e executada por profissionais que têm vivência na área e que por essa razão. Ela acredita que o curso conseguiu refletir a realidade dos profissionais das Salas de Vacina. “O curso tem nossa cara, a cara do estado de Minas Gerais, a cara de nossos vacinadores, enfim, de vocês que estão nos municípios, nas Salas de Vacina e que também são igualmente importantíssimos em todo esse processo”, enfatizou.

Janaína Fonseca também explicou que este era o momento do enceramento de um ciclo do curso, mas também da continuidade de outros, pois conforme mencionado por Aline Massote, as instituições estão trabalhando para que se possa manter o curso de forma permanente, para seguir capacitando novos profissionais do estado.

Sobre a qualificação

A qualificação para trabalhadores de salas de vacina é parceria da SES-MG e ESP-MG, tendo como objetivo promover a atualização/qualificação dos trabalhadores de sala de vacinas para atuarem diretamente na supervisão e monitoramento relacionados aos processos de vacinação em seus territórios, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde.

O conteúdo da qualificação foi integralmente construído pelos técnicos das duas instituições e o curso foi direcionado para os profissionais que trabalham em salas de vacina. As pessoas foram selecionadas pela SES, por meio das Unidades Regionais de Saúde, em articulação com os municípios, que indicaram os profissionais.

Confira aqui o seminário.