Estado anuncia recursos para a Saúde e entrega kits da Defesa Civil em Ribeirão das Neves

Hospital São Judas Tadeu irá receber incremento de R$ 458,6 mil por ano, aumento de cerca de 70% no repasse

O governador Romeu Zema anunciou, nesta quinta-feira (16/12), em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana da capital, recursos para a saúde na cidade, por meio do programa Valora Minas, nova Política de Atenção Hospitalar do Estado. O Governo de Minas também entregou 24 kits da Defesa Civil para municípios da região.

O Hospital São Judas Tadeu, em Ribeirão das Neves, irá receber, por ano, incremento de R$ 458,6 mil no repasse do Governo de Minas. Com isso, o valor recebido pela unidade passará de R$ 699,4 mil para R$1,16 milhão anuais, aumento de cerca de 70%. O hospital é referência para atendimento da chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“Estamos aumentando o repasse para o hospital São Judas Tadeu em aproximadamente 70%. Por meio do programa Valora Minas, o governo está ampliando repasses para hospitais eficientes, e o hospital São Judas Tadeu é uma referência em eficiência. Queremos que os mineiros recebam, cada vez mais, uma assistência médica de qualidade”, afirmou.

Atendimento à população

O prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins, ressaltou a importância do recurso extra para atender a população do município.

“Este aumento representa a melhoria da qualidade de vida das pessoas, uma vez que vamos ter mais recursos para investir. Fazer gestão sem recursos não é fácil, e uma cidade com 400 mil habitantes que só tem um hospital é ainda mais complicado. Este recurso vai nos ajudar a manter as UTIs que criamos no ano passado e serão um legado”, disse o prefeito.

O Governo de Minas ainda retomou os pagamentos para o financiamento da Atenção Primária à Saúde, tendo Ribeirão das Neves recebido neste ano R$ 2,39 milhões, pagos por quadrimestre, para aprimorar o atendimento e aumentar o número de famílias atendidas por equipes de Saúde da Família, entre outras ações.

O programa

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Valora Minas representa a reestruturação da antiga Política de Atenção Hospitalar do Estado, vigente desde 2003. A nova proposta leva em consideração as necessidades da população, corrigindo diferenças na aplicação de recursos entre as regiões. Ao todo, o governo vai destinar R$ 1 bilhão para investimentos.

O objetivo é ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, aumentar a oferta de leitos e serviços, principalmente nas especialidades de média complexidade.

Kits da Defesa Civil

Ainda em Ribeirão das Neves, o Governo de Minas entregou 24 kits da Defesa Civil para Ribeirão das Neves e outros 21 municípios da região. Cada kit tem custo de R$ 163,4 mil e é composto por uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital.

O objetivo é estruturar os municípios e garantir melhor atendimento em situações de emergência como inundações e outras crises, principalmente neste período chuvoso.

“Estes kits visam deixar as prefeituras mais bem estruturadas, principalmente com o veículo 4x4, que tem acesso em áreas a que muitos veículos comuns não conseguem chegar. A Defesa Civil é fundamental nesse momento para alertar sobre desmoronamentos e cheias. Com essas entregas, as prefeituras da Região Metropolitana de Belo Horizonte estarão melhor equipadas a partir de agora”, afirmou o governador.

Foram entregues nesta quinta-feira 24 kits, sendo 22 deles para as cidades de Belo Horizonte, Contagem, Brumadinho, Sarzedo, Ibirité, Esmeraldas, Mateus Leme, Betim, Mario Campos, Ribeirão das Neves, Igarapé, Itaguara, Mariana, Sabará, Vespasiano, Diogo de Vasconcelos, Rio Acima, Ouro Preto, Santa Luzia, Lagoa Santa, Taquaraçu de Minas e Caeté; e outros dois kits para a Regional de Defesa Civil.

Ao todo, 497 kits com uma caminhonete 4x4 e demais equipamentos serão destinados aos municípios mineiros para atendimento à população. A entrega faz parte do maior investimento já feito em Defesa Civil na história de Minas Gerais, segundo a instituição.

Vidas

O chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Osvaldo de Souza Marques, falou sobre a importância da implementação do atendimento nos municípios.

“A Defesa Civil trabalha com vidas, com pessoas, e não há bem maior do que a vida. Estes kits estão sendo entregues para apoiar os municípios para se estruturarem minimamente visando, principalmente, atender as comunidades que precisam. Continuaremos trabalhando integrados com os municípios mineiros”, disse coronel Osvaldo.

O investimento é fruto do Termo de Reparação, assinado em fevereiro de 2021, que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Regularização fundiária

Durante o evento, o governador acompanhou a entrega de 300 títulos de legitimação de posse (escrituras) para moradores do bairro Elizabeth, na região de Justinópolis. Os documentos foram entregues por meio de convênio entre o município e o Ministério de Desenvolvimento Regional, antigo Ministério das Cidades, programa PAC II, e interveniência técnica da Caixa Econômica Federal.

Também participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o deputado federal Pinheirinho, prefeitos e vereadores da região e demais lideranças regionais.