Estado garante apoio a cidades mineiras atingidas pelas chuvas

Ações de assistência social nos municípios são orientadas e acompanhadas pelo governo estadual

Governo de Minas vem intensificando as ações de apoio aos municípios para atender famílias vítimas das fortes chuvas que caíram sobre algumas regiões do território mineiro nos últimos dias. Nesta quarta-feira (24/2), a subsecretária de Assistência Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Mariana Franco, acompanhou e orientou os trabalhos de apoio assistencial no município de Santa Maria de Itabira, na região Central, juntamente com os gestores locais.

Desde o último fim de semana, a Sedese tem garantido apoio técnico à cidade para levantar e cadastrar todas as famílias que ficaram desalojadas e que se encontram em situação de risco. O Estado também tem auxiliado na organização de abrigos provisórios e orientado sobre fluxos de decretação de emergência e outras informações.

Em todo o estado, há ainda um contato permanente com os gestores e os coordenadores municipais dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para garantir mais agilidade no atendimento às vítimas das chuvas.

Com a intensificação dos temporais entre os dias 17 e 21/2, o Governo de Minas assegurou também apoio a mais 25 municípios, como Carangola, Espera Feliz, Divino, Orizânia e Tombos, na Zona da Mata.

A Sedese mantém um plantão na Subsecretaria de Assistência Social, por meio do endereço eletrônico assistencia@social.mg.gov.br, e também nas 22 Diretorias Regionais no estado para prestar apoio aos municípios.