Estado leva sala de aula para a casa de milhares de estudantes

Em sete meses de exibição, Se Liga na Educação alcança quase 600 horas no ar e 1,7 mil aulas produzidas

imagem de destaque
Na Rede Minas, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
  • ícone de compartilhamento

Diante da pandemia de covid-19 que fechou as escolas em todo o país, Minas criou o Se Liga na Educação,  programa que permitiu nos últimos sete meses que alunos da rede estadual mineira mantivessem o vínculo com o aprendizado por meio das teleaulas, ferramenta complementar do Regime de Estudo não Presencial.

Uma das três ferramentas desenvolvidas para viabilizar o Regime de Estudo não Presencial, o Se Liga na Educação é exibido diariamente pela Rede Minas e TV Assembleia e tem alcançado números empolgantes de horas de transmissão e de audiência.

O balanço demonstra o sucesso do formato, que, juntamente aos Planos de Estudos Tutorados (PETs) e ao aplicativo Conexão Escola, permitiu que os alunos da rede estadual de Minas não perdessem contato com o ambiente escolar, mesmo durante o período de aulas remotas.

Balanço

No ar desde 18 de maio deste ano, o programa irá contabilizar, até o próximo dia 31 de dezembro, 1.640 aulas, totalizando 546,6 horas de exibição. E os números superlativos não param por aí. Foram 164 Tira-Dúvidas – momento ao vivo em que as dúvidas dos alunos são respondidas pelos professores -, alcançando 177,4 horas de interação.

Considerando toda programação referente ao ano letivo de 2020, serão 1.850 aulas exibidas no programa, em 616,6 horas no ar. Já o Tira-Dúvidas vai alcançar 185 programas e 199,85 horas de exibição, até o dia 29 de janeiro de 2021.

Equipe

Ao todo, 36 profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), entre professores e mediadores, estão envolvidos na produção do Se Liga na Educação.

Além de produtores, maquiadores, câmeras e técnicos que totalizam mais 25 pessoas realizando este trabalho. A dinâmica é intensa, como é possível acompanhar no vídeo, mas o resultado de todo esse empenho pode ser visto em mais de cinco horas de conteúdo no ar, de segunda a sexta-feira.

A rotina começa já logo cedo, quando os primeiros profissionais chegam à emissora, na capital. Alguns deles vêm de cidades localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A equipe é dividida em dois turnos para as gravações das teleaulas, que ocorrem pela manhã e à tarde, além do momento em que a transmissão é ao vivo, quando os professores tiram as dúvidas dos alunos, encaminhadas por telefone.

Participações

Ao longo desses sete meses, o Se Liga - como é carinhosamente apelidado pela equipe de produção, exibe e transmite as teleaulas - já recebeu a participação do governador Romeu Zema e da secretária de Educação Julia Sant’Anna.  O espaço foi usado por eles para recados importantes, como a melhoria dos indicadores e da participação do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Exibição

Na Rede Minas, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Todos os dias, de 11h15 as 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes por meio do WhatsApp, no número (31) 98295-2794, ou por meio de ligações pelo número (31) 3254-3009. Uma equipe seleciona as inúmeras perguntas que chegam diariamente e encaminha para a mediadora ler, ao vivo, e os professores responderem no estúdio.

A transmissão pela TV Assembleia é das 7h às 9h, com conteúdos voltados para o ensino fundamental, e das 19h30 às 22h30, com conteúdos voltados para o ensino médio. A exibição é de segunda a sexta-feira.

Ao longo da semana, os conteúdos são distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é ciências humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das ciências da natureza. E, na sexta-feira, a programação específica é voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).



Últimas