Estimativa de contaminados com covid-19 em BH cai na última semana

Pesquisa aponta média de 110 mil pessoas infectadas na capital mineira, total três vezes menor que o calculado na semana anterior

  • ícone de compartilhamento

A última pesquisa do projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos (Boletim de Acompanhamento nº 19 - referente à coletas realizadas de 5 a 9/10), divulgada na sexta-feira (16/10), aponta queda na estimativa de pessoas contaminadas com o novo coronavírus em Belo Horizonte.

Os dados estimam que haja 110 mil pessoas infectadas na capital mineira, em média, número quase três vezes menor que o apurado na semana anterior (Boletim nº 18, referente à semana de 28/9 a 2/10).  

O projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis/UFMG), em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Tendência

O novo dado aponta interrupção da tendência que vinha sendo apurada nas últimas três semanas, de aumento do número de casos: 60 mil (de 14 a 18/9); 220 mil (de 21 a 25/9) e 380 mil (de 28/9 a 2/10), respectivamente. Em julho, a estimativa da população infectada pelo novo coronavírus chegou a 850 mil pessoas.

Na semana epidemiológica 41, todas as regiões monitoradas resultaram positivas para a detecção do novo coronavírus, tanto na bacia do Arrudas como na bacia do Onça, repetindo o que foi constatado na semana anterior.

“Ressalta-se que o comportamento observado nesta última semana é oposto ao das duas semanas anteriores, que vinham indicando uma nova tendência de aumento de população estimada, juntamente com o número de casos notificados e confirmados. Os resultados referentes às próximas semanas possibilitarão compreender melhor o cenário da circulação do vírus em Belo Horizonte”, afirmam os pesquisadores. 

Os resultados das amostras de esgotos coletadas no período de 13/4 a 9/10 estão acessíveis no Painel Dinâmico Monitoramento Covid Esgotos (Dashboard), em https://www.ana.gov.br/panorama-dasaguas/qualidade-da-agua/monitoramento-covid. Link do Painel Dinâmico Monitoramento Covid Esgotos: https://bit.ly/dashboard_covid_esgotos

Clique aqui e acesse o Boletim de Acompanhamento Nº 19 - Monitoramento Covid Esgotos.

 



Últimas