Estudantes da rede estadual participam do Combate Games

Disputa reúne estudantes atletas de artes marciais e vale vagas para a competição mundial na Europa

Nesta quinta-feira (18/4), 22 estudantes de escolas estaduais de vários municípios mineiros participam do Campeonato Brasileiro Escolar de Combate Games, em Palmas (TO), que envolve competições de judô, karatê, taekwondo e luta romana. A disputa vale vagas no Mundial, que acontecerá em Budapeste, na Hungria, no segundo semestre deste ano.

Um dos atletas que vai competir nos tatames para ser o campeão nacional de judô e ir à Europa lutar, literalmente, pelo título mundial, é Pedro Lasmar, de 15 anos, representante da Escola Estadual Professora Aracy Miranda, de Varginha, onde cursa o 9º ano do ensino fundamental.

Pedro Lasmar, atleta representante da EE Professora Aracy Miranda, de Varginha (Crédito: Arquivo pessoal)

O estudante, que pratica judô desde 8 anos, viajou para Palmas no dia 15 de abril, acompanhado de seu treinador, Lucas Correa Reis, e está com grandes expectativas para o campeonato.

“É uma competição de alto nível, que reúne atletas do Brasil todo. Desde que entrei para o judô, treino firme e já consegui alcançar algumas medalhas e títulos. Para esta disputa, que é bem concorrida, espero me desenvolver bem na hora da luta e vou dar o meu melhor. Não só nesta, mas em todas outras que vierem eu me esforçarei ao máximo para levar um título para casa", diz.

O diretor da Escola Estadual Professora Aracy Miranda, Claudinei Sérgio, explica que o esporte é muito incentivado em todas as etapas de ensino e, por isso, há muitos alunos que representam a instituição em competições importantes.

“A nossa escola tem uma tradição muito forte no esporte. Além do Pedro, que é judoca, temos atletas de várias outras modalidades, como handebol, pingue-pongue, atletismo, entre outras. Recentemente, uma aluna recebeu o título de campeã internacional de jiu-jitsu e trouxe a medalha de Las Vegas para a escola”, afirmou o diretor, que vê como fundamental o incentivo aos atletas e o apoio na participação destas competições escolares.

As outras 19 escolas estaduais que serão representadas pelos estudantes atletas estão localizadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Intanhandu, Ouro Preto, Poços de Caldas, Ribeirão das Neves e São João del-Rei.

O Campeonato Brasileiro de Combate Games, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), vai até o dia 21 de abril e os atletas mineiros viajam com despesas de transporte, alimentação e hospedagem custeadas pela Federação de Esporte Escolar de Minas Gerais (Feemg).

Potências Esportivas Escolares

A Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da Coordenação de Esporte Educacional, garante o apoio e estímulo aos estudantes atletas, bem como a seus professores, por meio do programa “Potências Esportivas Escolares”, que tem o objetivo de incentivar práticas esportivas escolares em diversas modalidades.

“O programa propõe uma maior observação do desenvolvimento esportivo do aluno, para identificar as habilidades e dificuldades e propor um treinamento que potencialize suas capacidades e o ajude a encarar seus desafios. Para isso, viabilizamos a formação dos professores de educação física da rede, voltada para que os educadores tenham um novo olhar tanto para os seus métodos de ensino quanto para o aluno em si”, explicou a coordenadora de Esportes Educacionais da SEE, Celina Gontijo.

Todas as escolas participantes do Potências Esportivas Escolares recebem materiais esportivos específicos da modalidade selecionada e o professor de Educação Física tem 6 horas-aula para fazer treinamento esportivo com os estudantes que quiserem praticar a modalidade no contraturno. Ao todo, são desenvolvidas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, futsal, ginástica de trampolim, handebol, judô, natação, paradesporto (bocha), peteca, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Atualmente, 96 escolas fazem parte do programa. Elas foram escolhidas de acordo com os seguintes critérios: participação nas etapas estadual e regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e indicação da Superintendência Regional de Ensino (SRE) com um trabalho destaque feito por professor habilitado.