Expô Curvelo 2023 teve rodada dupla de encontro de produtores rurais

Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo traz discussões sobre os desafios do agronegócio na região e deve receber cerca de 150 visitantes

A Expô Curvelo 2023, que acontece até o dia 14/5, no Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo, teve uma rodada dupla de encontro com produtores nessa quarta-feira (10/5). O Encontro de Mulheres Rurais reuniu cerca de 180 participantes, pela manhã, em Curvelo, na região Central de Minas. Já na parte da tarde, houve um encontro de produtores rurais, chamado “Cachaça, Torresmo e Viola”, com a presença de 150 pessoas. As duas atividades contaram com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais

Uma das mais tradicionais festas agropecuárias de Minas Gerais, a Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo (Expô Curvelo) chega a sua 78ª edição e deve atrair este ano cerca 150 mil visitantes ao longo de todo evento e gerar, aproximadamente, R$ 50 milhões em negócios. A programação inclui ainda exposições de raças Guzerá, Gir, Nelore e Mangalarga Marchador, júris, leilões de bovinos e equinos, concursos de marcha, torneios leiteiros, rodeios e shows.

“A Expô Curvelo é um evento de grande importância para os produtores da região. Então a Emater-MG procura estar presente. Em 2023, estamos apoiando os organizadores na realização desses dois encontros de produtores”, explica o gerente da Unidade Regional da Emater-MG em Curvelo, Marcos Aurélio Pimenta.

Emater-MG / Divulgação

Mulheres no agro

O evento para o público masculino teve palestra da economista Rita Mundim, que abordou diversos aspectos econômicos do agronegócio, assim como tendências de mercado. “Já o encontro de mulheres rurais teve vários palestrantes e tratou dos desafios da atuação feminina no agro, os tabus e como as mulheres têm superado as dificuldades e ampliado sua participação no setor”, comenta a coordenadora regional de Bem Estar Social da Emater-MG, Alessandra Martins Miranda da Silva, que atuou na mobilização de produtoras da região.

A produtora Roselene Aparecida Ferreira da Silva, de Paraopeba, esteve presente no Encontro de Mulheres e achou o evento bastante motivador. “Deu para aprender bastante e foi muito prazeroso encontrar outras produtoras. Esses encontros deveriam acontecer sempre”, comenta Roselene, que trabalha com a criação de galinhas e venda de ovos.

Em um dos pavilhões do parque de exposições, também foi montada uma feira da agricultura familiar, com comercialização de vários produtos da região. “A feira tem pessoas da Associação de Apicultores, artesãos, produtores de cachaça, mudas e alimentos in natura como banana e mandioca. Os técnicos da Emater-MG também estão presentes no local com o serviço de plantão técnico para tirar dúvidas do público e distribuir materiais informativos”, explica o gerente local da Emater-MG.

O Expô Curvelo é promovida pela Associação Mineira dos Criadores de Zebu (AMCZ), com apoio do Sistema Faemg e do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo. Mais informações no site.