Faop prorroga inscrições para o Curso Técnico em Conservação e Restauro

Programa forma profissionais técnicos capacitados para análise, diagnóstico e intervenção em questões de conservação e restauração de bens culturais móveis

  • ícone de compartilhamento

A Fundação de Arte de Ouro Preto  (Faop) prorrogou para a próxima sexta-feira (6/8) o prazo para inscrições no Curso Técnico em Conservação e Restauro. 

Interessados em participar do processo seletivo devem preencher o formulário disponível neste link aqui até 6/8 e encaminhar os documentos obrigatórios pelo site da Fundação até 8/8 (domingo).
 
A instituição disponibiliza 32 vagas, sendo 16 para o turno da manhã e 16  para o turno da noite. Vale ressaltar que 50% das vagas por turno são reservadas aos alunos com origem de escola pública. 
 
O processo seletivo tem caráter classificatório, e será realizado a partir de uma análise de histórico escolar, especificamente das notas obtidas no último ano cursado no ensino médio pelo (a) candidato (a), nas disciplinas Língua Portuguesa (ou Português), Química, História e Biologia. 
Poderão se candidatar ao curso pessoas que estejam cursando, no mínimo, o 2º (segundo) ano do ensino médio ou que já tenham concluído a etapa de formação.
 
Após o preenchimento do formulário, o inscrito receberá por e-mail o  Documento de Arrecadação Estadual – DAE, para recolhimento do valor. A taxa de inscrição no processo seletivo é  R$60.
 
Sobre o curso
 
Inaugurado na década de 1970, o Curso Técnico em Conservação e Restauro da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade é reconhecido pelo MEC  e considerado a primeira experiência na formação de profissionais de restauro de forma regular no Brasil.
 
O programa forma profissionais técnicos capacitados para análise, diagnóstico e intervenção em questões de conservação e restauração de bens culturais móveis, nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.
 
Realizado na modalidade ensino presencial, o curso conta com aulas teóricas e práticas e matriz curricular distribuída em cinco módulos semestrais.
 
Durante o período da pandemia do coronavírus, as aulas estão sendo oferecidas de forma remota como estratégia excepcional, orientada pelas normativas educacionais do estado de Minas Gerais, de acordo com o Regime Especial de Atividades Não Presenciais - REANP. 
Serão oferecidas bolsas parciais e integrais.
 
O curso tem mensalidade no valor de R$360. 
 
O (a) aluno (a) aprovado poderá solicitar Bolsa de Estudo conforme às condições previstas no Regimento Interno da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade. 
 
Mais informações podem ser consultadas no edital ou na Portaria 14/2019 Faop, publicada na Imprensa Oficial de Minas Gerais.
 
O resultado do processo seletivo vai ser divulgado dia 23/8 pela Imprensa Oficial de Minas Gerais (www.jornalminasgerais.mg.gov.br) e no site da Faop (www.faop.mg.gov.br).
 
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail nucleoderestauracao@faop.mg.gov.br.



Últimas