Fapemig divulga dados abertos a favor da transparência e inovação no Estado

Com adesão de diversos órgãos estaduais, acesso às informações também promove evolução dos serviços públicos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A disponibilização de dados abertos tem permitido a extração de bases que podem ser utilizadas para a produção de pesquisas científicas, desenvolvimento de aplicativos, produção de infográficos e reportagens. 

Com o objetivo de permitir o acesso amplo aos dados e conferir transparência à gestão, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou um conjunto de dados relativos às atividades institucionais de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Os dados estão disponíveis no Portal Dados Abertos, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), e também no site da Fapemig. 

Coordenadora da iniciativa na Fapemig, Ana Raquel Rodrigues da Cruz, do Núcleo de Inteligência Organizacional e Gestão Estratégica (Nioge), explica que o processo obedece a determinações legais da Lei de Acesso à informação e pode impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento em Minas Gerais, fortalecendo a base de conhecimento da região.

 “Ao disponibilizar dados abertos, a Fapemig contribui para a construção de uma comunidade mais informada e engajada, estimulando a participação cívica e o entendimento público sobre a importância da pesquisa e inovação”, declara. 

Publicação

A publicação inclui dois conjuntos de dados: Bolsas de cotas concedidas – que detalha as bolsas concedidas ao longo do tempo por ano de divulgação, identificação da bolsa, modalidade específica concedida e outros dados pertinentes; e Projetos contratados – que apresenta informações como o ano de divulgação, a categoria de pesquisa ligada à chamada e o valor contratado para cada projeto.  

Os dados foram disponibilizados em arquivos no formato CSV e JSON de forma a permitir reutilização em aplicações digitais. 

Paralelamente, a fundação também divulgou no site o Plano de Dados Abertos (PDA), respeitando os critérios básicos de excelência, a fim de simplificar a compreensão e o reaproveitamento das informações.  

A Fapemig oferecerá suporte através de canais de comunicação que estarão ativos e disponíveis para responder dúvidas referentes aos dados divulgados e fornecer orientações técnicas aos usuários. 

Os interessados poderão enviar dúvidas pelo Fale Conosco da Fapemig, atendimento da Ouvidoria-Geral do Estado, ou acessando o e-SIC para criar um pedido de acesso à informação.  

Dados Abertos de Minas Gerais

A Plataforma de Dados Abertos do Estado reúne conjuntos de informações disponibilizadas em formato aberto de maneira a facilitar a publicação de dados produzidos pelos órgãos e entidades públicas do Governo do Estado de Minas Gerais.  

Entre as instituições que aderiram à plataforma estão a Controladoria-Geral do Estado (CGE), Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerai (Iepha-MG), Gabinete Militar do Governo (GMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Segundo a Open Knowledge Brasil, Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos e apartidária, dados abertos são dados que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa - sujeitos, no máximo, à exigência de atribuição da fonte e compartilhamento pelas mesmas regras. 

Confira os Dados Abertos da Fapemig no Portal da CGE-MG e mais informações no Canal Interno de Dados Abertos da Fapemig.  



Últimas