Feira da Agricultura Familiar terá edições mensais na Assembleia

Parceria traz produtos cultivados e preparados em todas as regiões do estado para a capital

Queijos, cafés, mel, doces, carnes, conservas, aperitivos, artesanato. Toda diversidade e riqueza da agricultura familiar agora farão parte da agenda de eventos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Feira da Agricultura Familiar, organizada pela Emater-MG, será realizada, a partir de agora, mensalmente na área externa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O termo de parceria que oficializou essa programação foi assinado na quinta-feira (4/5) durante mais uma edição do evento, entre os representantes da Emater-MG e da ALMG.

Secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes reforça que a agricultura familiar é um setor prioritário para o Governo de Minas, alvo de programas, políticas públicas e projetos realizados pelas vinculadas da secretaria: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). “A agricultura familiar na secretaria tem sido uma das nossas principais bandeiras, temos trabalhado para a regularização das agroindústrias de pequeno porte, entre outras ações, e vamos prestigiar essa feira, de suma importância”, enfatiza.

Segundo o presidente da Assembleia, Tadeu Martins, este será um espaço privilegiado para que os produtores possam expor suas mercadorias. “Estamos assim garantindo geração de renda e incentivando a agricultura familiar, que é tão importante”, enfatiza.

O deputado Antônio Carlos Arantes, que encabeçou o projeto, lembra que o público que circula pela ALMG é grande, mais de 3 mil pessoas por dia. “Isso aqui não é só promoção de renda, que é o principal, mas também da saúde, porque são alimentos de qualidade. Também fortalece o turismo, porque feiras organizadas como esta, com periodicidade, passam a ser uma atração turística”, comenta.

Fidelização

A frequência mensal, na avaliação do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, fideliza os clientes, além de propiciar abertura de novos mercados para a agricultura familiar mineira. “As pessoas que vêm aqui degustar dessas riquezas, belezas e delícias conhecem e se tornam clientes recorrentes, e tem ainda aqueles donos de empório, supermercado, mercadinho, que acabam fazendo contato aqui e gerando, assim, novas oportunidades”.

Na ALMG, neste primeiro semestre, a feira será promovida nas primeiras quintas-feiras de cada mês: iniciada em 4/5, a agenda contará com feiras nos dias 1/6 e 7/7. Já no segundo semestre, será nas primeiras e nas segundas quintas-feiras do mês, ou seja: 3/8, 14/9, 5/10, 9/11 e 14/12.

Como participar

Para participar dessa e de outras feiras organizadas pela Emater-MG na capital mineira, o produtor rural precisa ser cliente da empresa e estar regularizado. “O caminho é procurar o escritório local da Emater, demonstrar interesse em participar para o técnico da empresa analisar o produto, verificar se está nos padrões, segue a legislação. Com esse produtor cadastrado, é feito um rodízio”, explica o gerente regional da Emater-MG, Vitório Freitas.

Segundo ele, além da Feira da ALMG, há outros espaços na capital mineira para que o produtor assistido pela Emater-MG possa comercializar produtos, como a feira mensal no shopping Minas Casa. Além disso, novos projetos estão em andamento, como feira mensal na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, em parceria com a prefeitura. “Nós estamos de fato fazendo o circuito completo, nós damos assistência, acompanhamos o produtor para que se desenvolva e oportunizamos a comercialização”, complementa.

História

Quem compra da agricultura familiar não está levando apenas um produto, mas uma história. À frente de uma agroindústria de doces em Betim, da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Armando Alves lembra que já passou por muitas dificuldades na vida, até se encontrar na produção agroindustrial.

“Depois de anos trabalhando longe de casa, tive a ideia de fazer o pé de moleque. E esse espaço que a Emater-MG prepara pra gente, com tanto carinho, é muito importante, porque conseguem preços mais justos e tem a resposta do cliente na hora e isso não tem coisa melhor”, conta.

A servidora pública Cristiana Boa Ventura fazia atividades físicas na Praça da ALMG, quando avistou a feira. Aproveitou para fazer as compras e degustar algumas delícias. “Eu adoro uma feira e estava precisando de comprar alguns produtos. Já provei um café maravilhoso e vou aproveitar pra levar pra casa essas delícias”.

Feira Livre

As Feiras da Agricultura Familiar são importantes instrumentos de comercialização para os produtores, além de garantirem segurança alimentar e produtos saudáveis para os consumidores. Segundo o último levantamento realizado pela Emater-MG, em 2018, 81% dos municípios mineiros possuem uma feira livre da agricultura familiar em funcionamento, a grande maioria fomentada e orientada pela empresa.