Fim da espera: Governo de Minas realiza sonho de 70 famílias de Barbacena com entrega de títulos de propriedade definitiva

Ação beneficia moradores de dois conjuntos habitacionais na cidade e encerra espera de mais de 15 anos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Na segunda entrega de títulos do dia (14/3), desta vez em Barbacena, o Governo de Minas beneficiou 70 famílias por meio da entrega de documentos de propriedade definitiva. Os residentes dos conjuntos habitacionais Evangelina Boa Vista e Valentim Prenassi I e II receberam, na presença do vice-governador Professor Mateus, os títulos dos imóveis financiados por meio da Cohab Minas, companhia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)

Durante a solenidade, o vice-governador destacou o trabalho que a Cohab Minas realiza nesta gestão, corrigindo problemas que a companhia tinha em governos anteriores. Além disso, Professor Mateus explicou a importância de se ter o título regularizado, especialmente para estas famílias que aguardavam pelo documento definitivo de propriedade da casa própria há mais de 15 anos.

“Há pessoas que passam mais de 40 anos morando no lugar e não têm a certeza, no final do pagamento das parcelas, se os filhos poderão receber a herança daquele imóvel, ou mesmo se vão conseguir também realizar um financiamento para fazer uma reforma na propriedade. Até para vender as pessoas têm muita dificuldade, pois, sem a regularização, o imóvel fica muito mais barato. Hoje, essa angústia acabou para essas famílias”, disse.

A entrega reforça o compromisso da atual gestão estadual em promover o direito à moradia, como enfatizou também o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

“Hoje, essas famílias estão efetivamente podendo dizer que são donas de suas propriedades. Poderão dizer que são oficialmente proprietários, podendo ter acesso a crédito, ter acesso a uma venda mais digna, ter segurança jurídica se quiserem vender um imóvel - e a valorização também do imóvel se encaixa com os títulos. Então, tudo isso contribui para um processo de impacto não apenas social, mas também econômico. Isso ajuda, atrai investimento e movimenta a economia”, destacou Passalio.

Na cidade, foram os três conjuntos habitacionais construídos na década de 1980, totalizando 327 moradias. Eles foram edificados com recursos do extinto Banco Nacional de Habitação.

“O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus, determinaram à Cohab que nós resolvêssemos os problemas do passado. Muita gente já quitou a sua casa, mas ainda não tinham tudo regularizado. Por isso, estamos trabalhando para dar mais dignidade para aqueles que esperam por tanto tempo pelas titulações”, salientou o diretor-presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais, Ricardo Gontijo.

O prefeito de Barbacena, Carlos Dú, já morou em um dos conjuntos e elogiou o trabalho e o compromisso do Estado com a regularização dos títulos das pessoas que precisavam e não podiam mais esperar.

“Há muito tempo, nós, moradores de Barbacena, não nos sentíamos vistos pelo Governo de Minas. Mas, agora, nesta gestão, o Executivo está muito próximo da população do interior”, pontuou.

Mutirão das Escrituras

A entrega é resultado do projeto Mutirão das Escrituras, realizado no final de outubro de 2023, em Barbacena. Na ocasião, uma equipe de técnicos da Cohab Minas esteve durante uma semana no município para orientar cada morador sobre as principais pendências (documentação) para regularização do imóvel.



Últimas