Galeria da Fundação de Arte de Ouro Preto recebe três novas exposições em agosto

Com entrada gratuita, exposições permanecem em cartaz até setembro

  • ícone de compartilhamento

Ane Souz

A partir de sexta-feira (5/8), as exposições “NatCultura”, “Amantes”  e “90 anos da Banda do Rosário” vão ocupar as salas da Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). A abertura será às 18h, com entrada gratuita, e as mostras permanecem em cartaz até 11/9.

“NatCultura”, de Francelino Mesquita, tem raízes na relação entre natureza e cultura. “Amantes”, de Carolina Botura, também volta o olhar para a questão da conexão com a natureza, mas, dessa vez, a partir da equalização de energias opostas e complementares. Além dos trabalhos contemplados pelo edital, a Fundação de Arte de Ouro Preto presta homenagem à Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, mais conhecida como Banda do Rosário, que comemora seu aniversário de 90 anos, em uma mostra que reúne fragmentos de sua história.

Natcultura

"Crescêntia Cujete: Natcultura” é o título da exposição do artista visual paraense Francelino Mesquita. Experimentando a linguagem da pintura e da escultura, Francelino, ao longo dos mais de 20 anos de carreira, teve como ferramentas materiais que poderiam se tornar lixo como o papelão, o vidro e o metal reciclados, além daqueles extraídos diretamente da natureza como a cerâmica, as raízes, buchas e muito mais. Com suas obras, o artista que nasceu e cresceu em Belém busca evidenciar a riqueza natural de seu estado e país e, ao mesmo tempo, levantar questionamentos entre a arte, design e artesanato por meio de conceituações sociais, arquitetônicas e históricas.

Em “Natcultura”, Francelino faz uso de cuias, também chamado de cuité ou cuietê, que é fruto da árvore conhecida como cuieira, ou em sua nomeação científica, crescentia cujete. A partir desses frutos, o artista representa elementos, objetos e expressões tradicionais do cotidiano e da cultura de povoados e cidades do Norte, principalmente dos povos originários indígenas. Quem passar pela exposição será convidado a conhecer, se conectar e refletir sobre essas representações.

Amantes

Carolina Botura nasceu no estado de São Paulo, mas atualmente vive e trabalha em Belo Horizonte.  É artista plástica, performer e poeta, graduada pela Escola Guignard em Pintura e Escultura. Trabalha, principalmente, com o cruzamento de linguagens. Suas pesquisas estão relacionadas à transformação e ao movimento, atravessadas pelo viés do tempo para tratar de temas como animalidade, amor, morte, magia, perda, sexualidade, espiritualidade, energia, política e natureza.

Em “Amantes”, a artista apresenta uma seleção de obras produzidas entre 2013 e 2018. São todas pinturas a óleo que têm como principal temática o alinhamento de opostos.

No percurso de representação dessas ideias, as obras perpassam por questões relacionadas à origem de tudo, abordadas a partir de temáticas, mitos e arquétipos que vão, por exemplo, desde a árvore da vida, o fruto proibido e a santíssima trindade, até as figuras do universo pop, da história da arte e memes. Por fim, o nome “Amantes” é escolhido de forma a evidenciar a energia do amor e do cuidado cultivada na relação entre os opostos-complementares.

90 anos da Banda do Rosário

Agosto foi o mês escolhido pela Faop para celebrar, junto à Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, os 90 anos da banda. O grupo, que tem sua sede no bairro Rosário em Ouro Preto - o mesmo da Galeria de Arte Nello Nuno -  terá sua história contada a partir de uma mostra que reúne fotografias e outros elementos, selecionados a partir de uma curadoria coletiva de membros da fundação e da banda.

A sociedade musical foi fundada em 1932 pelos músicos Flanklin Amâncio dos Santos, Temístocles Correia de Magalhães e Cândido Marçal. Desde então, o grupo tem mantido atividade ininterrupta, mesmo durante a pandemia, quando precisaram adaptar suas ações para o ambiente on-line. Além de ser conhecida como ''Banda do Rosário'', pela localização de sua sede, ela também é chamada de ''Furiosa'', devido a sua grande potência sonora. Os músicos costumam participar de eventos cívicos, religiosos e culturais em Ouro Preto.

A Galeria de Arte Nello Nuno fica na Rua Getúlio Vargas, número 185, no bairro Rosário, em Ouro Preto.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas