Gestão de Trânsito conscientiza condutores e pedestres em blitz educativa em Belo Horizonte

Ação conjunta contou com pedalada e motociata, distribuição de materiais educativos, além de encenação de resgate e óculos simulador de embriaguez na região da Pampulha

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) promoveu uma ação educativa de trânsito na Pampulha, em Belo Horizonte, para sensibilizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para promover mais segurança no trânsito e prevenir acidentes. 

A iniciativa foi organizada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), no sábado (4/5). “Espero que consigamos, no nosso dia a dia agitado, ter mais tranquilidade no trânsito e, consequentemente, diminuir o número de acidentes que acompanhamos nos últimos anos”, ressaltou o assessor de Educação de Trânsito da CET-MG, Fernando Sette Júnior.

Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), somente nos três primeiros meses de 2024, Minas Gerais registrou 68.460 acidentes de trânsito, e 444 pessoas perderam a vida nas rodovias mineiras.

Durante o evento, foi realizada uma blitz educativa com distribuição de materiais com o tema da campanha Maio Amarelo 2024 – “Paz no trânsito começa por você”. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou uma simulação de resgate a feridos, durante a encenação de uma colisão com dois carros, causada pelo excesso de velocidade. O objetivo da encenação foi chamar a atenção para as consequências da imprudência ao dirigir. 

Um óculos que simula a embriaguez foi utilizado para demonstrar às pessoas que passavam pelo local como o álcool provoca a perda da coordenação motora, a redução da concentração e do tempo de resposta em situações no trânsito, colocando em risco a vida de motoristas e pedestres. 

A ação contou, ainda, com apresentação musical da banda da Polícia Penal de Minas Gerais (Depen-MG), e uma pedalada foi realizada por um grupo de ciclistas, que apresentaram faixas com mensagens educativas. A ação foi encerrada com uma motociata, representando um dos grupos mais vulneráveis no trânsito.

O ciclista Diocleciano Tomé perdeu um amigo em 2018 em razão de um acidente de trânsito e, desde então, passou a lutar pela vida e pela segurança de todos os ciclistas por meio de ações educativas. “Dói na alma perder um amigo no acostamento, que estava dentro da lei, por causa de um motorista imprudente”, comentou emocionado.

A iniciativa conta com a parceria da Sejusp, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, da Polícia Rodoviária Federal, da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A, do Observatório Nacional de Segurança Viária e do programa Aki é bike.



Últimas