Governador acompanha início das atividades do Programa de Desenvolvimento de Lideranças 2023

Ação é parte do Transforma Minas, iniciativa do Estado para gestão eficiente de pessoas na administração pública estadual

O Governo de Minas deu início, nesta terça-feira (4/4), aos trabalhos de 2023 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). Como parte do Transforma Minas, iniciativa estratégica do Estado para gestão eficiente de pessoas desenvolvida por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o PDL atua para desenvolver protagonistas para atuação inovadora no setor público, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados estratégicos.

O governador Romeu Zema acompanhou a abertura das atividades na Fundação João Pinheiro (FJP), em Belo Horizonte. Em 2023, além da continuidade da formação de subsecretários e lideranças regionais, a novidade será a capacitação de 59 superintendentes de órgãos estaduais. Neste evento de abertura do ciclo, participam subsecretários e superintendentes.

Em seu pronunciamento aos participantes, Romeu Zema destacou a importância do encontro presencial entre líderes e ressaltou aos subsecretários e superintendentes presentes que o lado humano precisa sobressair nas equipes de trabalho. O governador também reforçou que as chefias precisam caminhar em sintonia com os servidores para que os serviços públicos sejam entregues aos mineiros da melhor forma.

“Não tem relatório que mostre que as pessoas estão ou não motivadas. Não tem relatório que mostre se as pessoas estão bem ou mal. Você tem que sentir essa temperatura. Esse contato é insubstituível. A estrutura formal ajuda e é necessária, mas o lado humano tem de estar sempre sendo considerado. Ele facilita e faz as coisas acontecerem com mais agilidade e com melhor qualidade”, disse.

A abertura do PDL 2023  foi conduzida pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e pelo presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), Helger Marra. Além da participação de subsecretários e superintendentes, foi realizada uma palestra do convidado Gustavo Ziller, que tratou da importância da atuação da liderança no alcance dos resultados e no engajamento das equipes.

Crescente

O governador acompanha o programa de perto desde o começo, em 2019, momento em que 55 subsecretários do Governo de Minas iniciaram a participação nessa formação.

Desde então, a iniciativa cresceu e, em 2021, agregou mais 107 lideranças regionais do Estado com o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais (PDLR). Agora, inovando mais uma vez, o PDL abre mais uma vertente neste primeiro semestre, contemplando lideranças do 3° escalão (superintendentes) da gestão estadual. Já no segundo semestre, será realizado o PDL-Regional.

Cristiano Machado / Imprensa MG

“Fico muito satisfeito de esse PDL estar acontecendo, mais uma vez, e estarmos preparando pessoas que, com certeza, vão ter condições de exercer essa capacidade de liderança com muito mais facilidade”, concluiu Zema.

PDL

Estruturado em atividades voltadas para a valorização e o desenvolvimento de competências específicas para cargos de liderança, como a orientação para resultados, o engajamento e a comunicação, o PDL é configurado de acordo com as especificidades de cada público, utilizando diferentes estratégias metodológicas e promovendo a articulação em rede dessas lideranças.

Lançado em novembro de 2019, o programa integra o Transforma Minas, um dos principais projetos estratégicos do Governo do Estado na área de gestão de pessoas.

Transforma Minas

Coordenado pela Seplag e tendo a Fundação João Pinheiro como parceira executora dos programas de desenvolvimento, o Transforma Minas se consolidou como uma das principais ferramentas de gestão do Governo do Estado. O objetivo do programa é assegurar que os profissionais que compõem os quadros de alto escalão do Executivo mineiro estejam aptos a enfrentar os desafios que um estado com mais de 20 milhões de habitantes possui.

Por meio do programa, mais de 230 profissionais já foram selecionados para cargos estratégicos de liderança no governo estadual, entre subsecretários e diretores de diversos órgãos e entidades. As seleções são realizadas por mérito, com base em um processo aberto, por meio da divulgação pública de todas as oportunidades e etapas, além da possibilidade de participação de profissionais de todos os setores.

Além de promover a atração e a seleção de profissionais de alto desempenho, o Transforma Minas investe no desenvolvimento e desempenho das lideranças e avança em relação ao engajamento das lideranças selecionadas e suas equipes.