Governador apresenta Fale Agora na abertura do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Protocolo de enfrentamento à violência sexual mobiliza estabelecimentos para reforçar enfrentamento à violência sexual nos espaços de lazer e turismo

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O governador Romeu Zema apresentou, nesta sexta-feira (18/8), durante a abertura da 26ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o Protocolo Fale Agora. A iniciativa, promovida pelo Governo de Minas - por meio Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) -, estabelece três frentes (prevenção, acolhimento e orientação) no enfrentamento à violência sexual em ambientes como bares, casas noturnas, restaurantes e hotéis de Minas Gerais.

“Estamos trabalhando em conjunto com as áreas, eventos, hotéis, restaurantes e pousadas. O Governo de Minas está dando todo o apoio a este setor que comprou muito a ideia. Já estive em diversos estabelecimentos onde os funcionários foram treinados e isso, com toda certeza, vai refletir no futuro de menor criminalidade”, disse o governador, que colou o selo em estabelecimentos de Tiradentes que aderiram ao protocolo, assim como foi feito em restaurantes da capital durante a semana, ao lado da secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Mariana Pimentel.

Além da prevenção aos hábitos de assédio e importunação sexual, o Fale Agora, inspirado protocolo espanhol No Callamos, da prefeitura de Barcelona, também estabelece métodos de acolhimento às vítimas de todos os tipos de violência sexual, de modo a orientá-las durante todo o atendimento, com o devido direcionamento aos cuidados hospitalares e policiais.

“A partir do momento que nós capacitamos os funcionários dos estabelecimentos, a mulher será acolhida e encaminhada corretamente, caso ocorra alguma situação de violência. Essa capacitação contribui para as pessoas entenderem mais os direitos das mulheres e como acolhê-las”, completou a secretária adjunta.

Festival

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Realizado pela Plataforma Fartura, o 26º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes vai reunir, até 27/8, mais de 200 atrações gastronômicas e culturais em três pontos tradicionais da cidade: a Praça da Rodoviária, o Santíssimo Resort e o Largo das Forras. Segundo os organizadores, o evento leva, todos os anos, cerca de 60 mil pessoas à cidade histórica.

"Estou muito satisfeito com as notícias que tive do prefeito, do setor hoteleiro e de restaurantes, de que a cidade tem recebido um número recorde de turistas, dentro do contexto que queremos para Minas Gerais, o que ajuda a deixar a cidade e os comércios com mais movimento, o que significa maior renda e mais emprego para todos”, observou o governador.

Romeu Zema chegou a Tiradentes após viajar no trem Maria Fumaça, vindo de São João del-Rei, onde se reuniu com o prefeito e representantes da cidade. Antes disso, Zema também esteve com prefeitos e lideranças locais nos municípios de Carandaí e Lagoa Dourada. Nesta última cidade, recentemente intitulada como Capital Nacional do Rocambole (Diário Oficial da União, edição de 3/8/2023), o governador teve a oportunidade de conhecer uma das tradicionais casas que se dedicam à produção do confeito.