Governador em exercício acompanha celebração pelos 25 anos de consagração do arcebispo de BH

Chefe do Executivo destaca representatividade de dom Walmor não apenas para a capital, mas para todo o estado

O governador em exercício Professor Mateus, participou, nesta quarta-feira (10/5), da missa em ação de graças que marca os 25 anos de consagração episcopal do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A celebração foi realizada na Catedral Cristo Rei, na região Norte da capital.

Centenas de espectadores acompanharam a liturgia, que reuniu autoridades civis, além de bispos, padres e fiéis de diferentes áreas do Brasil. Durante a celebração, dom Walmor foi homenageado diversas vezes, inclusive por meio de mensagem do líder máximo do catolicismo, Papa Francisco, transmitida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro.

“A comunidade católica tem muito a agradecer pelo trabalho desempenhado por dom Walmor até aqui. Temos muito orgulho pelo trabalho que ele faz pelo estado”, afirmou Professor Mateus, destacando a representatividade do arcebispo, não apenas para Belo Horizonte, mas para Minas Gerais.

Dom Walmor, por sua vez, fez um agradecimento pelos 25 anos de consagração episcopal e ressaltou que seguirá trabalhando para que a sociedade seja instrumento de amor e solidariedade fraterna.

“Estou vivendo um momento de muita gratidão e de muito reconhecimento a Deus, por tudo o que faz de cada um de nós. Somos chamados a abrir ao amor de Deus, para que nos tornemos instrumentos deste mesmo amor no coração”, disse o arcebispo metropolitano de BH.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Dom Walmor

Natural de Côcos (BA), dom Walmor Oliveira de Azevedo foi nomeado Bispo Auxiliar de Salvador pelo Papa João Paulo II em 21 de janeiro de 1998, sendo ordenado bispo pelo cardeal Dom Frei Lucas Moreira Neves em 10/5 do mesmo ano. Em 2004, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, também pelo Papa João Paulo II.

Em 2008, dom Walmor foi um dos quatro representantes do Brasil na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma. Já em 2019, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio 2019-2023.