Governador em exercício entrega Medalhas da Inconfidência para desembargadores do TJMG

Ao todo, 21 pessoas foram agraciadas, incluindo o presidente da corte, desembargador José Arthur, que recebeu a Grande Medalha da Inconfidência

O governador em exercício Professor Mateus participou, nesta quinta-feira (11/5), da solenidade de entrega de Medalhas da Inconfidência para 21 desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na própria sede da corte, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

As homenagens haviam sido feitas em 2022 e 2023 em Ouro Preto, mas as medalhas não haviam sido retiradas pelas personalidades, nas ocasiões.

Entre os agraciados desta quinta-feira está o presidente do TJMG, desembargador José Arthur. Ele havia recebido a Grande Medalha da Inconfidência na entrega deste ano, mas o homenageado não pôde participar da cerimônia, sendo representado pela desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto. Ao receber a Grande Medalha, o magistrado ressaltou o compromisso com a sociedade mineira de fazer valer a Justiça, liberdade e igualdade no estado.

“Diante da informação de que eu receberia a Grande Medalha da Inconfidência, percorreu o sentimento de que ser agraciado com ela é, sobretudo, receber um chamado para abraçarmos o compromisso de, no âmbito de nossas atribuições, continuar contribuindo, diuturnamente, para fazer imperar nas alterosas os ideais de Justiça, liberdade e igualdade que se encontram no passado de Minas Gerais”, disse.

Além do presidente do TJMG, outros três desembargadores receberam a Grande Medalha da Inconfidência. Também foram entregues três Medalhas de Honra e 14 Medalhas da Inconfidência. Durante a solenidade, o governador em exercício enfatizou que o tribunal contribuiu com o governo de Minas em diversos casos, como no combate à covid-19 e no acordo de reparação proveniente do rompimento da Barragem B1, em Brumadinho.

"Tenho muito orgulho de saber que Minas Gerais conta com um Tribunal de 150 anos composto pelos mais qualificados juristas deste estado. Os senhores são motivo de muito orgulho, e ter a oportunidade de entregar aos senhores, hoje, essas medalhas, é uma satisfação pessoal como advogado, professor de Direito, de reconhecer que aqui em Minas Gerais nós continuamos tendo muito orgulho da nossa corte de Justiça", afirmou Professor Mateus.

Homenagem

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Elas são entregues a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais. Além disso, tradicionalmente, no dia 21 de abril a capital do estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto.

Em 2022, foram 84 personalidades contempladas. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi o homenageado com o Grande Colar. Além disso, são 17 Grande Medalhas, 36 Medalhas de Honra e 30 Medalhas da Inconfidência.

Já em 2023, 170 personalidades receberam a maior honraria do Estado em solenidade, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O Grande Colar, maior honraria da cerimônia, foi concedido ao ex-presidente Michel Temer, para fazer justiça ao chefe de Estado, que ainda não havia sido agraciado. Tradicionalmente, a honraria é entregue a chefes de Estado e dos demais Poderes. Neste ano foram 40 Grande Medalha, 58 de Honra e 72 da Inconfidência.

Desembargador José Arthur

O desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho foi eleito como presidente do TJMG para o biênio 2022 e 2024. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais na turma de 1984, possui pós-graduação em Lato Sensu, com especialização em Gestão Judiciária, pela Universidade de Brasília (UNB) e mestrado em Direito, pela Universidade Autónoma de Lisboa - Portugal.

Confira a lista dos contemplados

Grande Medalha

- Des. José Arthur de Carvalho Pereira Filho – 2023