Governador empossa os novos secretários de Estado

Thales Fernandes assume a pasta da Agricultura e Marcel Beghini será o novo secretário-geral de Minas Gerais

Governador Romeu Zema com os secretários de Estado Marcel Beghini (Geral) e Cristiana Kumaira (adj. Geral)

O governador Romeu Zema empossou, nesta terça-feira (5/4), durante solenidades realizadas na Cidade Administrativa, o engenheiro agrônomo Thales Almeida Pereira Fernandes como secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o advogado Marcel Dornas Beghini como secretário-geral do Governo de Minas.

Zema desejou sucesso aos novos integrantes do secretariado e destacou que esta gestão é caracterizada pela seriedade e eficiência.

“É muito satisfatório ter na nossa equipe pessoas capacitadas e com grandes perspectivas de futuro, que vão participar de um governo sério e preocupado com a população”, disse.

Durante os atos de posse, o governador também agradeceu os serviços prestados pelos até então secretários, Mateus Simões (Secretaria-Geral) e Ana Valentini (Seapa), destacando a importância da continuidade do trabalho pelos novos gestores à frente das pastas.

“Sempre fui um estudioso de gestão e todo manual preconiza que a sucessão deve ser feita de forma séria. Nada que você fizer de bom na gestão terá continuidade se você não tiver um sucessor à altura. E tenho certeza de que vocês são capazes de continuar o trabalho que vem sendo realizado nas secretarias” destacou Zema.

Marco Evangelista / Imprensa MG

Agricultura

Natural de Caratinga, Thales Fernandes é graduado em engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui especialização em Gestão Ambiental na Faculdades Integradas de Jacarepaguá do Rio de Janeiro e mestrado em Defesa Sanitária Vegetal pela UFV.

O novo secretário é servidor de carreira do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) desde 1998. Durante os 24 anos à frente da instituição ele atuou em diversos cargos, entre os quais chefe de escritório, assistente técnico da Coordenadoria Regional de Belo Horizonte, coordenador da Fiscalização do Uso e Comércio de Agrotóxicos na Gerência de Defesa Vegetal e diretor Técnico. Em 2019 Thales Fernandes assumiu a diretoria-geral do IMA, posição que ele ocupava até o momento.

Durante discurso de posse, o novo chefe da pasta agradeceu a confiança do governador e se comprometeu a dar continuidade aos projetos que foram implementados na Seapa.

“Foi grande responsabilidade e muita honra ter recebido este convite. Vou retribui com muito trabalho e dedicação em prol do agronegócio mineiro. Sabemos das dificuldades que iremos enfrentar, mas não mediremos esforços para dar continuidade ao trabalho da secretária Ana, junto com as empresas vinculadas (IMA, Emater-MG e Epamig)”, destacou o secretário.

Para o seu lugar no cargo de diretor-geral do IMA assume o técnico em agropecuária e administrador de empresas Antônio Carlos de Moraes.

Secretaria-Geral

Marco Evangelista / Imprensa MG

Marcel Dornas Beghini, é advogado, graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos e com LL.M. em Direito Empresarial, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). Ele também é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Beghini é um jovem gestor, que acumula em seu currículo passagens pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, no qual ocupou o cargo de chefe de gabinete parlamentar, e no governo do Estado, onde atuou como chefe de gabinete da Secretaria-Geral e secretário-geral adjunto de Minas Gerais.

O novo secretário-geral agradeceu a confiança do governador em seu trabalho.

“É uma oportunidade muito grande que chega até mim pelas mãos do senhor, aos meus 30 anos de idade. Eu vou fazer o meu máximo para estar à altura dela. Na minha concepção, só vale a pena estar aqui se for pra fazer a coisa certa, da forma certa, e não medirei esforços para cumprir este objetivo” ressaltou Beghini.