Governador participa da abertura da 88ª edição da Expozebu, em Uberaba

Maior feira do setor espera movimentar R$ 350 milhões em negócios, com geração de 3,5 mil empregos

Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, neste sábado (29/4), da abertura de 88ª edição da ExpoZebu, considerada a maior feira de raças zebuínas do mundo, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A feira é voltada à divulgação de raças zebuínas e comercialização de animais geneticamente superiores em leilões e shoppings. São mais de 2,3 mil animais expostos na exposição, que tem programação até o próximo dia 7/5, no Parque Fernando Costa.

Ao enaltecer as consequências do desenvolvimento tecnológico do setor para a produtividade e preservação ambiental, Zema enumerou as melhorias proporcionadas pela inovação na agropecuária, de Minas e do Brasil.

“A ExpoZebu expressa muito bem o dinamismo do setor do agro, de fundamental importância não só para alimentar as pessoas como para preservar o meio ambiente. E Uberaba, hoje, é o centro da genética zebu do mundo e vai trazer muita coisa boa, não só para os brasileiros, como também mais carne para o mundo”, disse.

Zema enfatizou, também, a gigante representatividade da pecuária brasileira, hoje o maior país exportador de proteína animal do mundo, resultado que atribui, entre outros motivos, aos méritos dessa melhoria genética nos rebanhos.

"Temos trabalhado para dar todo o suporte para essa atividade, uma das maiores empregadoras, por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig-MG), também sendo célere em questões tributária, ambiental e sanitária, como temos feito. Estamos trabalhando com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) de maneira próxima para que nenhuma ação do Estado prejudique esse setor, que anda por si só. Se o Estado não atrapalhar, esse setor se desenvolve sozinho, e Minas está junto com o agro porque a solução para o desemprego e para a baixa renda passa pelo dinamismo dessa atividade”, afirmou o governador.

Cristiano Machado / Imprensa MG

E os números do setor, conforme complementou Romeu Zema, já comprovam os bons resultados das estratégias para a economia e a geração de emprego e renda de qualidade.

“Temos desenvolvido muito no estado, No ano passado, batemos todos os recordes de valor de produção agrícola, não apenas em quantidade como qualidade, exportando US$ 34 bilhões nessa área, um crescimento acima de 20% em relação a 2021. E temos condição de continuar crescendo muito e sem derrubar uma árvore, simplesmente fazendo a recuperação de áreas degradadas”, reiterou.

Expozebu

A feira, que é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), espera reunir em 2023 mais de 420 mil pessoas, movimentando cerca de R$ 350 milhões em negócios, com geração de 3,5 mil empregos diretos e indiretos.

“Ao longo dos seus 88 anos, a ExpoZebu consolidou sua força como a maior feira de pecuária das raças zebuínas do mundo, é a grande vitrine do melhoramento genético que exibe os melhores exemplares das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã”, atestou o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

“Uma das nossas missões é melhorar essa comunicação entre os produtores de carne e de leite com a população, com o consumidor, mostrando como produzimos de forma sustentável, com bem-estar animal, para evidenciar ao Brasil e ao mundo como nosso país produz a melhor carne e o melhor leite”, completou.

Assim como nos anos anteriores, o Governo de Minas dará consultoria técnica a produtores rurais no estande montado na Expozebu. A Epamig-MG vai promover o Shopping GIR Leiteiro, com venda de 40 animais de alto valor genético, óvulos prontos para a fecundação, chamados de oócito, e doses de sêmen da raça Gir.

Já a Emater-MG atenderá os produtores da região, na Feira de Gastronomia, realizada dentro da feira, e que conta com expositores de produtos alimentícios da tradicional culinária mineira, queijos e cafés, além de artesanatos mineiros. Ainda na programação, o IMA irá vistoriar os currais e a documentação sanitária dos animais.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Também participaram do evento os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do Goiás, Ronaldo Caiado, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, além de secretários do Governo de Minas, parlamentares, estaduais e federais, e comitivas internacionais de mais de 25 países.

Campanha de vacinação

Durante o evento, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) anunciou que a Campanha de Atualização de Rebanhos, que é a vacinação contra a febre aftosa, começa no mês de maio. Os bovinos poderão ser cadastrados a partir do dia 15 do próximo mês.

A campanha acontece por conta da desobrigação, a partir deste ano, da vacinação contra febre aftosa em Minas Gerais. A medida teve aval do Ministério da Agricultura e Pecuária, e só foi possível porque Minas atingiu a condição de estado livre da febre aftosa desde 2001, com o último registro da doença em Minas tendo ocorrido em 1996, além de ter cumprido critérios sanitários do ministério.

A suspensão gera uma economia de R$ 700 milhões por ano, com imunizante e pessoal para aplicação. Em 2022, 25 milhões de bovinos e bubalinos foram imunizados, sendo 97% da cobertura vacinal. Leia mais neste link.