Governador participa da inauguração de seis laboratórios de entidades de ensino superior de BH

Unidades vão atender alunos dos cursos de Engenharia Civil, Ciência da Computação e Arquitetura e Urbanismo

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (30/3), da inauguração dos novos laboratórios de tecnologia e inovação da Escola Superior Dom Helder Câmara e da Escola de Engenharia e Ciência da Computação (EMGE). O ato, realizado na sede das instituições de ensino, marcou a entrega dos espaços que irão atender aos alunos dos cursos de Engenharia Civil, Direito, Ciência da Computação e Arquitetura e Urbanismo.

Ao todo foram construídos seis laboratórios para a prática das disciplinas de Materiais e Solo; Química; Física; Tecnológico II; Tridimensional e Innovation Lab.

O governador Romeu Zema, durante a solenidade, destacou a importância de instituições como a Escola Dom Helder Câmara e a EMGE para a qualificação de educação do estado. “Fiquei extremamente satisfeito com a qualidade dos laboratórios e a estrutura do campus. Como governador é uma felicidade ter instituições como estas que trazem evolução para o ensino e formação profissional”, disse.

Ele também destacou as ações que vem sendo feitas pelo governo para o aprimoramento na educação mineira e a relevância que elas trazem para a melhoria da qualificação da mão de obra dos futuros profissionais.

“Temos feito um esforço muito grande na área de educação. Reformamos mais de  1.300 prédios escolares, depois de 10 anos estagnados no IDEB, conseguimos bater nota recorde o ano passado em português e matemática, e ano passado lançamos o Trilhas do Futuro, onde criamos 120 mil  bolsas
para que jovens possam frequentar escolas profissionalizantes”, afirmou.

Cristiano Machado / Imprensa MG (mais fotos: clique aqui)

Além de participar da inauguração dos laboratórios, Zema visitou as demais dependências das instituições de ensino.

Movimento Ecos

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), participa, em parceria com a Escola Superior Dom Helder Câmara e a EMGE, do Movimento Ecos, programa que apoia e incentiva a disseminação e a multiplicação da educação ambiental, por meio de ações socioculturais e socioambientais, nas instituições de educação básica de Belo Horizonte e região metropolitana.

O projeto, que contou com a participação de 210 escolas das superintendências metropolitanas, em 2021, propõe que os alunos realizem, no ambiente escolar, ações voltadas para incentivar a redução do consumo de água, de energia elétrica, de resíduos sólidos, reciclagem, conservação de parques e praças.

Instituições de ensino

A Escola Superior Dom Helder Câmara e a EMGE oferecem quatro cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito e Engenharia Civil. Atualmente estão matriculados nas instituições cerca de 2.500 alunos.

A infraestrutura das escolas recebeu conceito máximo em todas as avaliações do MEC. As instituições também possuem nota máxima em quesitos como corpo docente, projeto pedagógico e organização institucional.