Governador participa de painel com empresários e investidores em Belo Horizonte

Evento debateu o cenário político e econômico do país e as perspectivas para o futuro

O governador Romeu Zema participou de um painel sobre as perspectivas políticas e econômicas de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira (18/5), em Belo Horizonte. O evento MB Experience, que acontece na capital, é realizado pela Monte Bravo, empresa de assessoria financeira, e reúne empresários e investidores. Na oportunidade, o governador debateu temas atuais e contou sobre sua experiência à frente do Governo de Minas.

Romeu Zema foi questionado sobre sua carreira política e a importância de ocupar o cargo de governador do estado. “Cometi o erro de negar a política ao longo da minha vida. E, na recessão de 2015, percebi que não adianta ter uma boa carreira, criar um bom negócio e ter uma empresa eficiente em um país que está afundando. Estávamos diante de uma catástrofe com a maior recessão da história, impeachment, escândalos de corrupção, etc. Acordei tarde, mas estou aqui participando efetivamente da política para melhorar a vida do cidadão mineiro. E sugiro que façam o mesmo. O brasileiro tem a mania de terceirizar a responsabilidade e isso só faz mal para ele mesmo, pois não participa das decisões que impactam a vida dele mesmo”, disse.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O governador contou ainda sobre os principais desafios à frente do governo. “Assumimos um Estado com muitas dificuldades e, com gestão eficiente, conseguimos fazer de Minas Gerais um local seguro e bom para investir. Para se ter ideia, no governo anterior, a atração de investimento foi de R$ 26 bilhões. Já no meu, foram mais de R$ 270 bilhões, um aumento de 900%. Isso só foi possível porque criamos um ambiente menos hostil, simplificando leis e regulamentações”, acrescentou o governador.

Questionado, o governador opinou também sobre a estabilidade política e econômica do Brasil. “O país evoluiu e conseguiu criar mecanismos para coibir ações que impactam negativamente a vida do cidadão. E é isso que possibilita uma governança melhor”, afirmou.

MB Experience

O MB Experience, realizado desde 2017, é um evento a nível nacional, passando por diversas capitais durante o ano. Em 2023, por exemplo, além de Belo Horizonte, o painel será realizado em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O evento consiste na reunião dos principais nomes do mercado financeiro, em um ambiente especialmente preparado para networking e troca de conhecimento. Gestores, analistas, CEOs e experts em política também são convidados. O objetivo é ampliar a visão dos convidados sobre o mercado financeiro, debater perspectivas do cenário econômico e as principais tendências e oportunidades de investimentos, preparando os clientes para o mercado em transformação.

O CEO e sócio fundador da Monte Bravo, Pier Mattei, agradeceu a presença do governador e destacou a importância de dialogar com figuras importantes da política diante de tantas mudanças mundiais. “Ano passado, nós começamos o MB em BH e, graças a receptividade, decidimos repetir a dose. Agradeço ao governador que, em meio a uma intensa agenda, conseguiu reservar um tempo para dialogar conosco. Hoje, nós temos muitos desafios internos e o mundo também se tornou desafiador. Tudo isso tem tornado o cenário mais complexo para investidores e empresários, por isso é importante manter esse diálogo”, afirmou.