Governador se encontra com lideranças da agricultura mineira

Minas é um dos estados com maior diversificação de produção agrícola do país

  • ícone de compartilhamento

Cristiano Machado / Imprensa MG (mais fotos: clique aqui)

O governador Romeu Zema se reuniu, nesta segunda-feira (28/3), com representantes e lideranças do setor da agricultura mineira. O encontro foi realizado no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Após reunião com o setor da pecuária ocorrida há algumas semanas, desta vez, foi uma oportunidade para os representantes da agricultura apresentarem demandas e discutirem melhorias para o desenvolvimento do setor. Minas é um dos estados com maior diversificação de produção agrícola do país.

Também participaram da reunião a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Valentini; o subsecretário de Política e Economia Agropecuária, João Ricardo Albanez; e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), Luiz Cláudio Gomes.

O governador destacou a importância do encontro para debater melhorias e, também, a busca por soluções para o desenvolvimento do setor.

“Estamos aqui hoje para escutá-los. Já temos soluções em andamento para que possamos atender ao setor da agricultura de maneira adequada, mas o objetivo deste encontro é mais escutar do que falar, para identificar o que o Estado pode fazer e o que tem feito visando entender as necessidades da área. Temos que encontrar uma solução que viabilize o desenvolvimento do agronegócio mineiro preservando o meio ambiente”, disse o governador.

Durante o encontro, o chefe do Executivo anunciou aos representantes do setor alterações na Resolução Conjunta nº 3.102/2021, editada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A norma dispõe sobre os processos de autorização de intervenção ambiental. As mudanças visam reduzir custos desproporcionais para o setor e eliminar o passivo de processos de licenciamento.

Dessa forma, o Estado, sem causar prejuízo ao cumprimento das leis ambientais e proteção ao meio ambiente, reforça o diálogo com aqueles que pretendem contribuir com o desenvolvimento mineiro. As mudanças são exemplo do comprometimento do Governo de Minas, por meio da Seapa e da Semad, com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado.

 



Últimas