Governador visita consórcio de Saúde que reúne 27 municípios da Zona da Mata

Durante encontro com prefeitos, chefe do executivo destacou os principais conquistas e avanços na área

O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (18/3), em Juiz de Fora, na Zona da Mata, de um encontro com os prefeitos que integram a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) para escutar as principais demandas da região.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Zema também conheceu a estrutura do consórcio e os principais avanços do trabalho descentralizado dos serviços voltados para atender os pacientes que não têm condições de se locomover para se tratar em Juiz de Fora.

O governador reconheceu o trabalho de excelência desenvolvido pela Acispes, mas afirmou que a causa municipalista deve voltar ao debate público. “Precisamos ter uma grande reforma no Brasil para que a maior parte dos recursos fique nos municípios. Precisamos avançar nessa questão”, disse.

Compromisso

Diante de dezenas de prefeitos, o chefe do Executivo falou da satisfação de o Governo estar em dia com os repasses constitucionais e de conseguir cumprir o compromisso com os 853 municípios de liquidar a dívida do governo passado de R$ 7 bilhões em recursos relativos a repasses do ICMS, IPVA e Fundeb, além dos R$ 6,7 bilhões de repasses da Saúde que foram contingenciados pelos governos anteriores.

“Dos 14 bilhões devidos, o Governo de Minas já pagou a metade. Já pagamos a primeira parcela referente à dívida da Saúde e continuaremos cumprindo o que foi selado junto aos municípios”, afirmou.

Balanço

A Acispes reúne 27 municípios da região e oferece às cidades conveniadas serviços voltados à atenção especializada à mulher e à criança, tratamentos de hipertensão, diabetes e doenças renais, centro de oftalmologia e sistema de transporte em saúde.

Em 2021, mensalmente foram realizadas cerca de 9 mil consultas especializadas, 17 mil exames e 300 cirurgias oftalmológicas. Os municípios repassam verba de acordo com o atendimento.

Investimento

O governador também chamou atenção para os investimentos em Saúde durante os 38 meses da sua gestão. “Nunca se investiu tanto em Saúde como no ano de 2021. Cerca de cem tomógrafos foram distribuídos para todas as regiões do estado e R$ 205 milhões disponibilizados para reduzir a fila de cirurgias eletivas”, citou.

Juiz de Fora recebeu R$ 101 milhões para a área da saúde em 2021. É o maior investimento da história. No município, 12 hospitais ofertam atendimento pelo SUS, sendo que sete deles são contemplados pela nova política hospitalar Valora Minas, que vai destinar R$ 1 bilhão em recursos para investimento estadual no complexo hospitalar de Minas, sendo a política pública com o maior financiamento do Estado.

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços hospitalares do Governo do Estado, melhorar a qualidade do atendimento nessas instituições, agilizar respostas às necessidades em saúde da população mineira, além de desburocratizar e dar mais eficiência à alocação de recursos.

No maior município da Zona da Mata também já foram investidos R$ 4,6 milhões na compra de tomógrafos para os hospitais Universitário, IBG Saúde e Therezinha de Jesus.