Governo de Minas cria o prêmio “Ideb Transformação”

Critérios para seleção foram publicados no Diário Oficial desta quinta-feira (17/9)

  • ícone de compartilhamento

Na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com ano-base 2019, Minas Gerais recuperou a trajetória de boa qualidade nos ensinos fundamental e médio e também apresentou os melhores indicadores já alcançados em fluxo e proficiência.

Com o objetivo de reconhecer as escolas estaduais que se destacaram, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) criou o Prêmio “Ideb Transformação”. A Resolução Nº 4.405 foi publicada nesta quinta-feira (17/9), Diário Oficial de Minas Gerais.

O prêmio tem como objetivo reconhecer publicamente as práticas e as experiências bem sucedidas da comunidade escolar na participação e no processo de melhoria da qualidade do ensino.

Participação

Para concorrer à premiação, a escola deve ter nota do Ideb e taxa de participação no último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) igual ou superior a 80%. Serão considerados como critérios de desempate: taxa de participação da escola no nível de ensino, taxa de participação da escola em todos os níveis de ensino; e o indicador de desempenho no nível de ensino.

Serão premiadas dez escolas por nível de ensino. As unidades contempladas serão certificadas e divulgadas nos próximos dias. 

A seleção será em cinco categorias:

I - Ideb: contempla unidades escolares pela pontuação do Ideb, por nível de ensino;

II - Variação do Ideb: contempla unidades escolares pela variação positiva do Ideb, considerando os dois últimos índices publicados, por nível de ensino;

III - Desempenho: contempla unidades escolares pela pontuação obtida no indicador de desempenho na avaliação Saeb, por nível de ensino;

IV - Variação de desempenho: contempla unidades escolares pela variação do indicador de desempenho nas duas últimas edições do Saeb, por nível de ensino;

V - Gestão: contempla unidades escolares que se destacaram nas duas últimas edições da avaliação Saeb e na variação positiva do Ideb, considerando os dois últimos índices publicados, em todos os seus níveis de ensino.



Últimas