Governo de Minas e Prefeitura de Uberlândia promovem fórum de Fomento à Cultura e Estímulo à Atividade Turística na cidade

Evento, que oferecerá palestras realizadas por gestores de todo o sistema de cultura e turismo da Secretaria de Estado de Minas Gerais, integra o programa Secult no Município

A fim de democratizar o acesso às políticas públicas e contribuir para desenvolvimento socioeconômico do Estado, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), e a Prefeitura de Uberlândia realizarão o fórum de Fomento à Cultura e Estímulo à Atividade Turística em Minas Gerais. A iniciativa, que integra o programa Secult no Município, acontecerá nos próximos dias 19 e 20/6, e reunirá gestores de diversos equipamentos culturais e turísticos da Secult.

As inscrições para que os interessados possam participar já estão abertas e podem ser feitas neste link. O evento será focado na capacitação dos profissionais dos segmentos de cultura e turismo das regiões intermediárias Uberlândia e Uberaba, especialmente das cidades integrantes dos circuitos turísticos Rota do Triângulo e Nascente das Gerais. Segundo o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o encontro tem o objetivo de descentralizar as ações e os recursos disponíveis para a cultura, aliado ao estímulo à atividade turístico no estado, expandindo a capacidade de geração de emprego e renda.

“Pelo programa Secult no município oferecemos qualificação técnica dos agentes da cadeia produtiva da economia da criatividade. Nesses dois dias de palestras e debates, teremos a chance de compartilhar experiências bem-sucedidas para desenvolvermos a cultura e o turismo, considerando as particularidades de cada uma das áreas”, destaca o secretário.

Programação de palestras

Na segunda-feira (19/6), às 14h45, o diretor de Economia Criativa da Secult, José Júnior, vai ministrar palestra abordando a cultura e o turismo como vetores de emprego e renda, e sobre a relação entre turismo cultural e desenvolvimento. Em seguida, a Superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, Janaína Silva, realizará apresentação sobre os mecanismos de fomento e leis emergenciais, incluindo a nova Lei Paulo Gustavo.

A superintendente também estará à frente do painel “Da elaboração à prestação de contas”, que acontecerá das 16h45 às 18h30. O primeiro dia será encerrado com o encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro, às 20h, na avenida Benjamim Magalhães.

Na terça-feira (20/6), as palestras terão início às 9h. O dia começará com a mesa sobre dinâmicas e competências das bibliotecas públicas e seus impactos na formação de cidadãos, ministrada pelo diretor de Livros, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Lucas Amorim. O painel seguinte será liderado pelo diretor do Arquivo Público Mineiro, Bruno Balista, que falará sobre as competências dos arquivos públicos e a importância deles para a sociedade.

A diretora de Museus da Secult, Pollyana Lacerda, vai palestrar sobre a gestão de museus, a partir de dois aspectos: implantação e organização. O superintendente de Políticas de Turismo, Petterson Tonini, e a analista da Diretoria de Capacitação e Qualificação Mariana Neves ministrarão a palestra “O Plano Municipal para o Turismo- Simplificando para gerar resultados”.

A mesa “Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Imaterial / ICMS do Patrimônio Cultural” será conduzida pela diretora de Proteção e Memória, Débora Silva, e pela diretora de Promoção, Alessandra Deotti, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Já Ana Paula Mendes, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), abordará a importância da formação em conservação e restauro.

O presidente da Faop, Jefferson da Fonseca, conduzirá o painel “Junto ao bem material e imaterial, o patrimônio humano e intelectual”. O ciclo de palestras será fechado com a temática “A Fundação Clóvis Salgado e a produção Cultural Atual - Desafios da Gestão dos Espaços Públicos, Financiamento e Comunicação”, ministrada pelo presidente da instituição, Sérgio Rodrigo Reis.

O local dos workshops terá ainda amostras de queijos, cervejas artesanais, manualidades, doces e outros produtos culturais de Uberlândia. Apresentações de Congado, Grupo Balaio de Chita, Folia de Reis e Banda Municipal fecharão o ciclo de palestras.

Secult no Município

O programa Secult no Município prevê a capacitação nas áreas de Cultura e Turismo para as 13 regiões intermediárias e 42 microrregiões do estado. O objetivo é garantir que todas as cidades do estado tenham acesso às políticas públicas, possibilitando a descentralização dos investimentos e o desenvolvimento econômico com equidade.

As ações incluem cursos com trabalhadores da Cultura e Turismo, encontros executivos com prefeitos e diretores das Instâncias de Governança Regionais (IGRs). O programa é realizado em parceria com a Associação Mineira de Municípios, Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Sebrae, Fecitur e Segov.