Governo de Minas e Sebrae lançam programa de consultorias para pequenas empresas do setor de fundição e da moda

Ao todo, dez municípios do Centro-Oeste serão beneficiados pelo projeto

  • ícone de compartilhamento

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (24/3), do lançamento de mais uma edição do programa Mutirão de Produtividade, parceria entre o Governo de Minas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), que vai oferecer consultorias do Sebraetec para pequenas empresas do setor de fundição e da moda de dez municípios do Centro-Oeste mineiro. O evento de abertura foi realizado na cidade de Divinópolis.

O governador comemorou a ação e destacou os avanços de Minas no fomento à economia.

“É muito bom assistir o estado avançar. Na semana passada, tivemos a divulgação de um indicador do IBGE muito importante. De acordo com os dados, o Brasil, no ano passado, cresceu 4,6%. Enquanto que o crescimento de Minas Gerais foi de 5,1%. Ou seja, conseguimos avançar além do Brasil. Estamos aqui trabalhando para eliminar ou reduzir todos os gargalos existentes para que a economia possa crescer, gerando renda e empregos”, disse o governador.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, que também participou do evento, disse que o programa marca a fase final de um projeto exitoso, em que o Governo de Minas e o Sebrae uniram forças.

“Trata-se de um plano visando, principalmente, aquelas empresas que sofreram durante a pandemia, para que tenham apoio e consultoria específica e especializada e possam ser mais prósperas em seus negócios”, disse.

Mutirão de Produtividade

As consultorias são direcionadas para a melhoria dos processos de inovação de produtos e serviços de pequenos negócios. Elas são 100% subsidiadas pelo Sebrae Minas e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever por meio de um formulário do Sebrae.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG (mais fotos: clique aqui)


Entre os pequenos negócios que podem se inscrever no Mutirão de Produtividade estão os polos: calçadista de Nova Serrana, com cerca de 500 vagas disponíveis para o Sebraetec; confecção de Divinópolis, com 300 vagas; e fundição de Cláudio, Itaúna e Divinópolis, com 150 vagas. Todas as empresas inscritas passarão por uma seleção e serão contatadas pelo Sebrae Minas. Ao todo, são dez horas de atividades por empresa, para visita técnica, elaboração de diagnóstico e relatório

As consultorias são presenciais e remotas e sempre acompanhadas por um especialista em produtividade, que fará uma avaliação da empresa para identificar as oportunidades de melhorias no processo produtivo das empresas participantes. Além disso, será feito um levantamento sobre alternativas para minimizar os problemas identificados, com o objetivo de aumentar a eficiência produtiva, reduzir custos e ampliar as vendas dos negócios.

Parcerias

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), uma das parceiras do programa, Flávio Roscoe Nogueira, ressaltou que o programa é mais um resultado das parcerias com o Estado.

“Todos os projetos foram desenhados por várias mãos para que haja desenvolvimento e prosperidade para o povo mineiro. Estamos falando aqui não de um programa de atendimento a empresários, mas sim de apoio a sociedade.  A sociedade se desenvolve através de iniciativas como esta, que atinge diretamente a produtividade, gerando competitividade, renda e emprego”, afirma.

O ‘Mutirão de Produtividade’ é realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd), Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais e Associação das Indústrias Metalúrgicas de Cláudio (Asimec).



Últimas