Governo de Minas e Yamanashi avançam em parceria pela transição energética global

Delegação da província japonesa esteve no estado para obter informações sobre geração de energia renovável e produção de hidrogênio verde

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Uma relação de amizade que pode se desdobrar em investimentos, empregos e em benefícios para o planeta. Minas Gerais recebeu na última semana (1 e 2/3) delegação da província de Yamanashi, no Japão. Os japoneses vieram obter mais informações sobre geração de energia limpa, principalmente solar fotovoltaica, e produção de hidrogênio verde. Há 50 anos, as duas localidades possuem uma relação oficial de irmandade, que foi renovada pelo governador Romeu Zema durante visita oficial à Ásia em novembro de 2023. 
 
Naquela oportunidade, os representantes dos governos de Minas e Yamanashi se comprometeram a unir esforços e promover o intercâmbio de tecnologias visando à transição energética global. A visita da comitiva japonesa a Minas já é fruto dessa nova fase da irmandade. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destaca a parceria como uma grande oportunidade de, além de atrair e impulsionar investimentos na produção de novas tecnologias no estado, promover um desenvolvimento sustentável e pautado no respeito ao meio ambiente.  

“A parceria entre o Governo de Minas e a Yamanashi mostra a preocupação, por parte da gestão Romeu Zema, com a promoção do desenvolvimento econômico responsável. Nosso objetivo em estreitarmos laços com o Japão é mais do que discutirmos novas possibilidades para ampliar a geração de empregos e renda no estado. É também que Minas se torne um vetor de desenvolvimento socioeconômico com o menor impacto ambiental possível”, afirmou Fernando Passalio.

“Em novembro, a comitiva mineira visitou empresas japonesas que produzem o hidrogênio verde a partir da energia solar fotovoltaica. Agora, eles vieram aqui conferir como é a nossa produção e potencial que temos para o uso da energia na produção de produtos verdes, entre eles o próprio hidrogênio”, disse João Paulo Braga, diretor presidente da Invest Minas. 

Compromissos

Os representantes de Yamanashi estiveram na Cidade Administrativa, onde foram recepcionados por João Paulo Braga e técnicos da agência, além de integrantes da equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Eles ainda se reuniram com servidores da Cemig, que detalharam os projetos em energia limpa implementados pela companhia e visitaram um complexo solar fotovoltaico na cidade de Jaíba, no Norte de Minas.

“Pudemos mostrar aos japoneses que Minas Gerais já é um grande polo de produção de energia limpa e com um potencial gigantesco a ser explorado ainda. Certamente, com a proximidade com a província de Yamanashi, vamos aprofundar ainda mais nessa relação, visando parcerias em projetos de grande porte com foco na sustentabilidade”, afirma João Paulo Braga. 

Investimentos em alta

Em 2023, o Estado formalizou cerca de R$ 3,9 bilhões em investimentos em projetos relacionados com fontes alternativas de energia, contribuindo para que a atividade estivesse entre os cinco setores com maior volume de investimentos atraídos no ano passado.

Hidrogênio verde, biogás e biodiesel são alguns dos produtos-alvo desses novos investimentos e que devem ganhar espaço no mercado energético mundial nos próximos anos.  Por isso, os projetos têm condições de ampliar a liderança de Minas na geração de energia limpa, criando empregos e tornando nosso estado um exemplo em sustentabilidade para o mundo.
 



Últimas