Governo de Minas empossa 431 novos auditores fiscais da Receita Estadual

Vice-governador e alta gestão da Secretaria de Fazenda participaram da cerimônia na Cidade Administrativa

Luciana Kawashima assinou simbolicamente o termo de posse

Gil Leonardi / Imprensa MG

“O fato de sermos, agora, auditores fiscais da Receita Estadual e, sobretudo, servidores públicos, traz consigo a responsabilidade profissional e social perante a sociedade. Com o nosso trabalho, iremos colaborar para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e para o bem-estar dos mais de 20 milhões de mineiros”.

Assim foi o início do discurso de Luciana Yumi Kawashima, primeira colocada geral do concurso e representante dos 431 novos auditores fiscais, na solenidade de posse realizada nesta segunda-feira (26/2), no auditório Juscelino Kubistchek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Mais de 700 pessoas acompanharam, em tempo real, a cerimônia, que foi transmitida no canal do Conselho de Contribuintes de Minas Gerais (CCMG) no Youtube

Em tom de celebração, o vice-governador Professor Mateus deu as boas-vindas, mas também pontuou os desafios a serem enfrentados pelos profissionais.

“Eu não os vejo como os responsáveis pela arrecadação, eu os vejo como os responsáveis pelo único caminho possível para termos uma redução da carga percentual total incidente sobre cada uma das pessoas. E os desafios que nós temos pela frente são ainda tremendo. A chegada dos senhores nos faz acreditar na construção de caminhos para que possamos transformar o nosso modelo tributário em um atrativo de novos investimentos”, disse Professor Mateus.

O secretário de Estado de Fazenda (SEF/MG), Gustavo Barbosa, ressaltou os diversos prêmios de excelência que as práticas da SEF trouxeram nos últimos cinco anos e comemorou a chegada dos novos servidores.

“Falar da importância do dia de hoje me faz remeter a 2005, há quase 20 anos, quando foi realizado o último concurso para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual. São momentos diferentes com perspectivas diferentes, mas que têm em comum o objetivo de servir com excelência ao nosso Estado. Esse é o grande valor que todos vocês devem carregar para o resto de suas vidas, de forma sincera e com muita dignidade”, pontuou Barbosa.

O secretário adjunto, Luiz Claudio Gomes, também citou o orgulho de integrar a SEF. “Hoje é um dia especialíssimo. Vocês vão tomar posse não do cargo, mas da nossa estrutura e fazer parte desse corpo de profissionais. Vocês estão entrando na casa que mais irá desafiá-los profissionalmente. Temos que entregar justiça tributária, simplificação, ambiente de negócios para atrair bem-estar social ao mineiro”, finalizou Luiz Claudio.

O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, falou sobre os desafios dos próximos anos. “Além daqueles já trabalhados usualmente, conviveremos com a grande mudança do modelo de tributação sobre o consumo, migrando do ICMS para o IBS, imposto que representa a maior fatia da arrecadação dos Estados. Esse processo demandará esforços coletivos e conhecimentos de todos nós para assegurarmos um caminho sem percalços, visto que vamos conviver com dois modelos tributários, numa transição que se estenderá de 2029 até 2032”, frisou.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Ao todo, são 431 aprovados no concurso. Desses, 301 vão para as áreas de Auditoria e Fiscalização, 90 para Tecnologia da Informação e 40 para a Tributação.

Também participaram da assinatura simbólica do termo de posse dos novos auditores fiscais: o secretário de Estado de Governo (Segov), Gustavo Valadares; o secretário-geral, Marcel Beghini; o superintendente da Receita Federal, Michel Lopes; o subsecretário do Tesouro Estadual, em exercício, Felipe Costa; e todos os superintendentes e diretores da Secretaria de Fazenda.

Despedida do secretário

O secretário Gustavo Barbosa aproveitou a oportunidade para se despedir e revelar que está de partida da pasta para uma nova proposta no governo.

“É com muito orgulho de ter feito o meu melhor que hoje me despeço da minha função de secretário de Fazenda do meu estado. Foram mais de cinco anos dedicados a melhorar as finanças de Minas Gerais, compreendendo a situação de cada linha de despesa e de cada linha de receita, sempre tentando fazer com que elas se equilibrassem no final. Tarefa árdua, mas gratificante e exitosa! Hoje, temos uma programação financeira que nos permite planejar, agir e mudar rumos, caso necessário”, finalizou Barbosa, que também agradeceu ao governador, ao vice-governador e a todos os servidores fazendários e demais presentes.