Governo de Minas entrega respiradores a hospitais de Monte Carmelo e Uberlândia

Equipamentos são importantes no atendimento a pacientes internados em UTI

O Governo de Minas Gerais entregou, nesse sábado (27/2), 12 respiradores ao município de Monte Carmelo e 13 a Uberlândia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Os equipamentos são essenciais no atendimento aos pacientes internados em leitos de UTI. A entrega é mais uma ação prevista pelo Plano de Contingenciamento Contra a Covid-19, para dar respostas rápidas e eficientes às demandas da população frente à emergência em Saúde Pública.

“O Governo de Minas e a Secretaria de Saúde têm atuado firmemente para apoiar os municípios de forma que nenhum mineiro fique sem assistência médico-hospitalar”, enfatiza o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Segundo ele, a SES-MG acompanha de perto o cenário em Minas, orientando os gestores para uma atuação alinhada.

“Investimos na ampliação de leitos, no financiamento e na contratação de transporte para remoção ágil de pacientes, intensificando o suporte às regiões mais críticas”, observa Amaral. A transferência de pacientes para áreas em que o sistema de Saúde esteja em menos stress é de praxe no Sistema Único de Saúde (SUS) e permite atender mais pessoas e, consequentemente, salvar mais vidas.

Apoio

A entrega, coordenada pela SES-MG, contou com o apoio das Forças de Segurança na transferência de pacientes das cidades de Coromandel e Monte Carmelo. Estão sendo utilizadas aeronaves do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG), fruto de parceria entre a Saúde, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros (CBMMG), e o Comando de Aviação do Estado (Comave), da Polícia Militar (PMMG).

O Estado também conta com o apoio da equipe médica e do transporte terrestre do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) municipal de Belo Horizonte e do Samu regional do Triângulo do Norte (Cistri) e do Oeste (CIS URG Oeste).

Força-tarefa

Neste mês, o Governo de Minas destinou uma força-tarefa a Uberlândia, com medicamentos, insumos e profissionais para apoio local, reforçando a assistência a pacientes com covid-19 e traçando novas ações para o combate à pandemia.

Transferências

Desde 5/2, após o aumento de casos e de internações no Triângulo Norte, o Estado fez 90 transferências da macrorregional Triângulo do Norte para outras macrorregionais mineiras - ao todo, 25 transferências foram feitas fora da macrorregional Noroeste.

As cidades que receberam pacientes da macrorregional do Triângulo do Norte foram Belo Horizonte (28), Divinópolis (18), Formiga (6), Nova Serrana (4), Pará de Minas (6), Montes Claros (4), Pirapora (1), Alfenas (9), São João del-Rey (9) e Barbacena (5).

Os destinos dos 25 pacientes da macrorregião Noroeste foram: São Sebastião do Paraíso (1), Araxá (1), Caratinga (1), a macrorregião Norte de Minas (6), com Montes Claros e Pirapora; e a macrorregião Oeste (16), com Bom Despacho, Nova Serrana, Pará de Minas, Divinópolis e Lagoa da Prata.

Os dados foram contabilizados na manhã deste domingo (28/2).

Ações

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no enfrentamento ao coronavírus, como a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado dobrasse de cerca de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.

De forma antecipada, Minas garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas, além de 617 refrigeradores. Mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado.