Governo de Minas inaugura a nona unidade do programa UAI Compartilha, em Cássia, no Sudoeste de Minas

Com essa inauguração, Minas passa a contar com 40 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) pelo estado

O Governo de Minas inaugurou nesta sexta-feira (4/8), no município de Cássia, no Sudoeste do estado, a nona unidade de atendimento do programa UAI Compartilha. A iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a Câmara Municipal, garante que mais de 77 mil pessoas tenham acesso a serviços públicos em uma central de atendimento, seguindo o modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A cerimônia contou com a presença da secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, do prefeito de Cássia, Rêmulo Carvalho Pinto, do atual presidente da câmara municipal, Flávio Rossato, e do ex-presidente, Henrique Alonso, responsável por iniciar as tratativas com o governo do Estado para a implantação da UAI no município.

Além de Cássia, a unidade irá beneficiar outros seis municípios e distritos vizinhos. São eles: Ibiraci, Capetinga, São Tomás de Aquino, Pratápolis, Itaú de Minas e Delfinópolis. A expectativa é que sejam realizados aproximadamente 39 mil atendimentos por ano.

O objetivo é facilitar a vida do cidadão, reunindo em um mesmo local diversos serviços como emissão de RG, Ciptea e acesso ao gov.br, prova de legislação, entre outros. Serão serviços das esferas municipal, estadual e federal.

Cidadania

“Essa unidade reforça o compromisso do Governo de Minas em promover mais cidadania para os municípios mineiros. A UAI contribui para reduzir a burocracia nos serviços públicos de maneira simplificada, ágil e com muita cordialidade no atendimento das pessoas”, destacou a secretária Luísa Barreto.

“Trazer uma UAI para o nosso município representa muito. Antes o cidadão precisava se deslocar cerca de 50 quilômetros para obter a carteira de identidade, a carteira de motorista. Isso é uma conquista muito grande para o desenvolvimento da nossa cidade”, celebrou o presidente da câmara municipal de Cássia, Flávio Rossato.

Unidades Implantadas

Essa é a nona unidade implantada por meio do Programa UAI Compartilha. Já foram inauguradas também as UAIs de Leopoldina, Três Corações, Itajubá, Senhora dos Remédios, Campo Florido, Engenheiro Navarro, Araxá e UAI Aeroporto. Com a de Cássia, Minas passa a contar com 40 UAIs. Juntas, as nove novas unidades têm a previsão de realizar cerca de 650 mil atendimentos por ano.

Além disso, a Seplag-MG possui convênios com outros 27 municípios para a implantação do programa, além de 18 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.

UAI Compartilha

O programa UAI Compartilha é uma solução inovadora que possibilita a expansão da rede das UAIs por meio de convênios da Seplag-MG com entes municipais, sejam prefeituras (Poder Executivo) ou câmaras municipais (Poder Legislativo).

Os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central de atendimento e a contratação de pessoal. À Seplag-MG, por meio da Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, cabe fornecer treinamentos e repassar aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção da unidade.

Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Saiba mais clicando aqui