Governo de Minas inaugura UAI Compartilha em Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha

Unidade vai beneficiar mais de 70 mil pessoas com acesso a serviços públicos

O Governo de Minas inaugurou, nesta sexta-feira (26/4), em Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha, a décima primeira Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do programa UAI Compartilha.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e, em parceria com a prefeitura do município, vai beneficiar mais de 70 mil pessoas com a prestação de diversos serviços públicos centralizados.

Com a unidade de Felício dos Santos, Minas Gerais passa a contar com 43 UAIs. O programa UAI Compartilha, lançado em 2019, já inaugurou unidades em Leopoldina, Três Corações, Itajubá, Senhora dos Remédios, Campo Florido, Engenheiro Navarro, Araxá, Cássia, Aeroporto de Confins e Ouro Verde de Minas.

A UAI Felício dos Santos terá a capacidade de realizar 3.234 atendimentos por mês, disponibilizando serviços como emissão de documentos, recadastramento de servidores inativos, prova eletrônica de legislação, reciclagem e cursos especializados.

Além do município, a unidade atenderá outras seis cidades vizinhas: São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Itamarandiba, Serra Azul de Minas, Rio Vermelho e Carbonita.

“São 12 UAIs inauguradas só na gestão do governador Romeu Zema, sendo 11 no modelo compartilhado com o município. É assim que estamos levando mais cidadania para todos os cantos do Estado. Só em Felício dos Santos, a população vai economizar 80 Km para ter acesso aos serviços públicos”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

O prefeito de Felício dos Santos, Ricardo José Rocha, celebrou a inauguração da unidade.

“Quero externar a importância desse projeto. Felício dos Santos foi pioneiro, o primeiro município a aderir ao UAI Compartilha há cinco anos. Essa UAI, além de beneficiar diretamente a população da nossa cidade, que antes teria que andar até Diamantina para resolver seus problemas, vai beneficiar também a região, trazendo conforto e economia para a população local”.

Cidadania

Moradora de Felício dos Santos, Daluz de Lourdes Souza agradeceu a parceria do Governo de Minas com o município.

“Eu sou moradora daqui, estou muito feliz com essa bênção que nós acabamos de receber, que é a UAI em nosso município. Cada dia mais coisas boas vêm vindo de fora para a cidade de Felício dos Santos, que é uma cidade pequena, mas muito amorosa”, disse.

Os municípios interessados em aderir ao programa devem realizar o peticionamento eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG).