Governo de Minas instala comitê de crise após chuvas em Teófilo Otoni

Comunicado divulgado pelo Governo de Minas Gerais nesta terça-feira, 22 de agosto de 2023

O Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), informa que foi instalado um comitê de crise na sede da Defesa Civil de Teófilo Otoni, após a cidade ser atingido por uma forte chuva na noite de segunda-feira (21/8). Além disso, a Defesa Civil Estadual está encaminhando ao município materiais de ajuda humanitária à população atingida pelo temporal, com destaque para telhas, lonas, kits de limpeza e cestas básicas.

Devido às chuvas intensas, a cidade apresentou pontos de alagamentos, quedas de árvores, destelhamento de residências e edificações públicas. A prefeitura, por causa da situação apresentada, decretou Situação de Emergência.

Até o momento, aproximadamente 500 pessoas foram afetadas, computando 16 desabrigadas e 20 desalojadas. A assistente social do município também está em campo apurando outras pessoas que foram atingidas. Duas pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas na UPA e liberadas. Além disso, até o momento a Defesa Civil Municipal recebeu 41 chamados da população relatando algum tipo de dano, sendo 21 delas devido ao destelhamento de residência.

A energia elétrica foi parcialmente afetada, e a equipe da CEMIG já está providenciando o devido restabelecimento. Com relação ao abastecimento de água, o Distrito de Topázio está sendo abastecido por caminhões pipas, uma vez que está sem energia elétrica para o acionamento das bombas. Não há comunidades ilhadas nem rodovias de acesso obstruídas.

O Hospital Bom Samaritano e o Hospital Municipal Doutor Raimundo Gobira foram afetados pelo temporal. Ambos estão atendendo apenas urgências e emergências, e as cirurgias eletivas foram suspensas. Houve também perda de materiais hospitalares como medicamentos e aparelhos. Além disso, o teto do Hospital Bom Samaritano desabou parcialmente.

Devido ao desabamento do telhado e de uma das paredes, a Defesa Civil interditou 5 salas de aula e o Ginásio do Colégio Tiradentes. As aulas foram suspensas no dia de hoje, mas devem retornar amanhã após adequações no local. O muro da Escola Estadual Altino Barbosa foi atingido por uma árvore, que consequentemente atingiu a rede elétrica, e as aulas foram suspensas.

O Governo de Minas reitera que está atento às intercorrências e atua na proteção do povo mineiro e apoio ao município de Teófilo Otoni.