Governo de Minas integrará Rede Mineira de Laboratórios de Inovação 

Grupo formado por instituições públicas e privadas do estado tem como objetivo compartilhar conhecimento, pensar em soluções conjuntas e ampliar cultura inovadora 

  • ícone de compartilhamento

Governo de Minas irá aderir à Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, uma plataforma que busca reunir esforços de diversas iniciativas públicas e privadas para difundir e fortalecer o ecossistema de inovação em Minas Gerais. O compromisso será firmado por meio de acordo de cooperação técnica entre os participantes, com previsão de assinatura para outubro deste ano.  

O LAB.mg, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), é um dos representantes do Executivo estadual na iniciativa, que também conta com a participação de universidades e de empresas. Os integrantes da rede devem compartilhar experiências e informações, além de planejar ações conjuntas para a criação de programas de inovação e pesquisa científica e tecnológica. 

“A participação do LAB.mg na Rede irá contribuir para a disseminação da cultura de inovação para servidoras e servidores do Governo de Minas. A realização de eventos e a elaboração de materiais com conteúdos relacionados ao tema, em conjunto com os demais integrantes, serão ganhos não somente para o laboratório, mas para as pessoas que poderão aplicar esse conhecimento no dia-a-dia”, destaca a diretora Central de Inovação da Ação Governamental da Seplag-MG e coordenadora do LAB.mg pela secretaria, Giselle Volponi. 

A Rede Mineira foi proposta pelo laboratório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o UAI-Lab, em parceria com o IluMinas - ligado à Justiça Federal no estado.  

Aplicações 

Uma das propostas da Rede Mineira é criar um banco de soluções inovadoras, que deve ser alimentado por todos os atores envolvidos. Para a Rede, é uma forma de assegurar que o conhecimento produzido por cada integrante seja registrado, preservado e compartilhado com os demais.  

A iniciativa prevê a oferta de cursos teóricos e práticos para capacitar os participantes, além da realização do Encontro Mineiro de Laboratórios de Inovação para divulgar conhecimentos e estudos na área.  

Cultura de inovação 

Pensar em soluções conjuntas para modernizar os métodos de gestão, governança e o serviço prestado aos cidadãos mineiros também é uma das funções do grupo. A parceria ainda poderá gerar melhoria de processos e serviços das instituições participantes e do Estado, a partir da troca de experiências entre os setores público e privado.  

“Podemos aprender sobre novos métodos e ferramentas para serem utilizados nos projetos que o LAB.mg realiza em parceria com os órgãos da Rede”, completa a coordenadora do LAB.mg pela FJP, Isabela Tolentino. 

Entre as iniciativas inovadoras realizadas pelo LAB.mg desde a sua criação, em 2020, está a estruturação do serviço de solicitação e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) em plataforma digital. O projeto, conduzido pelo LAB.mg e pela Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), buscou a disponibilização do serviço digital para todo o estado, com qualidade e facilidade de acesso.  

Para isso, o Governo iniciou um processo de escuta e interação envolvendo pessoas com autismo, representantes de municípios mineiros, servidores estaduais e membros de conselhos, associações e comissões relacionadas à temática do autismo. 

Outros projetos desenvolvidos pelo laboratório identificaram uma série de aspectos a serem aprimorados considerando a experiência do usuário em sites do Governo de Minas Gerais, como Portal MGPortal da TransparênciaPortal do Servidor e Portal da Seplag-MG. A pesquisa feita com usuários dos serviços considerou fatores de navegabilidade, facilidade de uso, layout e organização das informações nas plataformas.  


*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 



Últimas