Governo de Minas lança aplicativo Sala de Situação Covid-19

A ferramenta, utilizada por servidores estaduais, permite a troca de informações sobre o comportamento da população quanto às medidas de prevenção à doença

  • ícone de compartilhamento

Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desenvolveu mais uma ferramenta de monitoramento da pandemia de coronavírus. Trata-se do aplicativo Sala de Situação Covid-19, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG).


Inicialmente, o app será de uso exclusivo para os servidores do Estado das áreas da Saúde e Segurança Pública, e sua principal funcionalidade será reunir informações sobre a adoção de protocolos de distanciamento social por parte da população.


O tenente do CBMMG, Rodrigo Munaier, que integra a Sala de Situação da SES-MG e também o grupo que desenvolveu a plataforma, afirma que a ideia é que o aplicativo possibilite a comunicação entre os servidores que lidam diretamente com o enfrentamento à pandemia e a equipe da Sala de Situação, onde é feito o monitoramento do cenário epidemiológico do estado, de forma imediata, “propiciando uma tomada decisão rápida e cada vez mais eficiente”, explica.

As áreas estratégica, tática, técnica e política do Estado serão abastecidas de informações que servirão de subsídios para decisões estratégicas tanto no nível estadual, quanto municipal. A captação e o processamento dos dados obtidos pelo aplicativo irão contribuir com o Minas Consciente, uma vez que serão agregados aos índices de monitoramento que o plano usa para conhecer o cenário epidemiológico das macrorregiões de saúde do estado.

Segundo o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, “a partir dos dados coletados, teremos conhecimento da situação de cada município em tempo real, o que auxiliará muito nas projeções elaboradas pela Sala de Situação, nas tomadas de decisões e adequações das estratégias de enfrentamento da pandemia”, reforça Pinho.

Como usar o aplicativo

O Aplicativo Sala de Situação Covid-19 já está disponível para download na Google Play para downloads. 

Por meio de formulário, servidores da Saúde e da Segurança Pública estadual enviarão informações à central do aplicativo, na SES-MG, sobre adesão das medidas sanitárias em cada localidade.

Para o cadastramento no app é necessário inserir e-mail institucional. A navegação simples e intuitiva permite, por exemplo, o acesso ao painel epidemiológico e assistencial, publicado diariamente no site da SES-MG. Destaque, ainda, para informações sobre o plano Minas Consciente.

Tecnologia

Neste tempo de pandemia, a aplicação da tecnologia tem se consolidado como importante ferramenta para recebimento e análise de dados, conforme afirma o comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva. 

“Hoje, utilizamos cada vez mais as tecnologias para facilitar e fortalecer o controle e a gestão do Estado. Quando temos a gestão auxiliada por ferramentas tecnológicas, integrando os esforços da SES-MG, do Corpo de Bombeiros e outros órgãos envolvidos no enfrentamento da pandemia de covid-19, podemos salvar mais vidas”, afirma Estevo.

Saúde Digital Covid-19

O Governo de Minas também disponibiliza o aplicativo Saúde Digital Covid-19. Gratuito, ele é direcionado a toda a população mineira, e está ativo desde o início da pandemia.

A plataforma de telemedicina, doada temporariamente pela empresa Techtools, é uma das ferramentas utilizadas no combate à pandemia. O app usa tecnologias inovadoras para triagem e consultas, o que evita o deslocamento desnecessário de pacientes aos serviços de saúde, desonerando, ainda, a carga de trabalho nestes estabelecimentos e prevenindo novas contaminações.



Últimas