Governo de Minas negocia crédito de US$ 100 mi junto ao Banco Mundial 

Comitiva do Banco Mundial esteve na Cidade Administrativa para analisar projetos do Poder Executivo que reduzem os gastos públicos

  • ícone de compartilhamento

Depois de 12 anos desde a última operação de crédito multisetorial junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o Governo de Minas Gerais pode obter o aval favorável para contrair novos empréstimos, no valor de até US$ 100 milhões.  

As medidas de ajuste fiscal adotadas e os bons resultados de crescimento econômico reforçam o cenário positivo, um respaldo dos ganhos de eficiência ao pleitear o valor máximo ao Banco.  

Em reunião realizada na Cidade Administrativa, o secretário-chefe de Casa Civil, Marcelo Aro, apresentou aos integrantes da Missão de Identificação do Banco as atividades elegíveis do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público - Progestão Minas Gerais.  

O secretário apresentou a situação fiscal do Estado aos gestores do Banco, destacando as diretrizes do atual governo na racionalização dos gastos, regularização do pagamento dos servidores, entre outras. "O Governo está empenhado em aprovar o RRF para que tenhamos uma previsibilidade dos gastos e obter linhas de crédito junto aos organismos internacionais, como é o caso do Bird", explicou Aro.  

Durante os quatro dias, a comitiva se reuniu com a Superintendência Central de Gestão e Captação de Recursos da Secretaria de Estado de Casa Civil e com representantes das secretarias de Planejamento e Gestão, Fazenda, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e suas autarquias.  

 A próxima etapa é a elaboração de uma carta consulta ao Grupo Técnico da Comissão de Financiamento Externos (GTEC-Cofiex), do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Após a aprovação do documento pela Secretaria de Tesouro Nacional (Ministério da Fazenda), o Governo pode ter o recurso disponibilizado até dezembro de 2024.  

Mais sobre o Bird  

Um dos componentes do Grupo Banco Mundial, a entidade financeira internacional é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e tem entre seus objetivos auxiliar os países encontrar soluções para alcançar o desenvolvimento inclusivo e sustentável por meio de empréstimos e acordos de cooperação técnica.  



Últimas