Governo de Minas terá apoio do Banco Mundial na elaboração do Plano de Promoção ao Desenvolvimento Social

Iniciativa desenvolvida por meio da Sedese busca ampliar estratégias para erradicação da pobreza

  • ícone de compartilhamento

Lila Alves

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), firmou nesta quarta-feira (22/3) parceria com o Banco Mundial para suporte na elaboração do Plano de Promoção ao Desenvolvimento Social de Minas Gerais 2023-2032, iniciativa da Sedese, já em andamento.

A partir do ato, Sedese e Banco Mundial irão estabelecer colaboração e diretrizes para enfrentamento à pobreza rural e urbana, com a realização de atividades que contribuam para o intercâmbio de conhecimento e experiências sobre mensuração da pobreza e da desigualdade e de ações para a sua redução.  

Durante reunião, a secretária Elizabeth Jucá explicou que o plano surgiu da necessidade de combater com intensidade  a pobreza no estado. "Vocês [do Banco] são experts mundiais nesta temática de erradicar a pobreza. Então, nossa parceria é fundamental, contribui muito com o nosso plano e nos dá a certeza de que podemos fazer o certo. Sabemos que é muito difícil erradicar a pobreza total, mas queremos oferecer mais dignidade às pessoas, incluir no mercado de trabalho, ter uma boa habitação e se desenvolverem socialmente", pontuou. 

Carlos Rodriguez Castelan, gerente do Banco Mundial na área de Pobreza e Equidade para América Latina e Caribe, ressaltou que os dois órgãos têm uma agenda em comum. "Tratamos no nosso grupo sobre igualdade e pobreza, mas também de inclusão social, habitação, oportunidades profissionais. Somos um banco, então trataremos de financiamento, mas também oferecemos assistência técnica, compartilharemos conhecimento e práticas internacionais que podem ser de interesse para o governo". 

Banco Mundial

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento. O objetivo principal é a redução da pobreza e e promoção da prosperidade partilhada.

A instituição é parceira do Brasil há mais de 60 anos, e já apoiou o governo brasileiro, estados e municípios em mais de 430 financiamentos.



Últimas