Governo de Minas vistoria obras de expansão da Uemg em Guanhães, no Vale do Rio Doce

Novo prédio vai contar com seis laboratórios para atividades práticas de estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Direito

O governador Romeu Zema vistoriou, nesta sexta-feira (1/12), as obras do novo polo da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Guanhães, no Vale do Rio Doce. Na ocasião foi lançada, simbolicamente, a pedra fundamental da construção dos laboratórios que atenderão a unidade.

O espaço passa por reforma e revitalização e vai abrigar seis laboratórios para atividades práticas de ensino.

A nova estrutura vai atender estudantes dos dois cursos da Uemg sediados em Guanhães (Engenharia Civil e Direito), e terá laboratórios de informática, química; geotecnia e solos; hidráulica e saneamento; engenharia e análise instrumental.

Durante a vistoria, o governador conheceu as instalações do prédio que abrigará a Uemg em Guanhães e acompanhou a evolução das obras. “A Uemg passa a ter aqui na cidade um prédio próprio e definitivo, o que representa um avanço muito grande”, destacou o chefe do Executivo mineiro.

As obras estão avançadas e a expectativa é a de que a primeira etapa do projeto seja concluída em março de 2024.

Marco Evangelista / Imprensa MG

Investimento

A instalação do polo da Uemg na cidade é resultado de termo de cooperação entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Guanhães, que investe mais de R$ 1 milhão no projeto.

Além do investimento na reforma do espaço, a administração local viabiliza a estrutura física e servidores de apoio administrativo, enquanto a universidade é responsável pelos docentes e pelo desenvolvimento das atividades de ensino, que são considerados estratégicos para o desenvolvimento da região.

As intervenções na nova unidade da instituição está sendo comemorada pelos alunos, como é o caso do Marco Antônio Ribeiro, que cursa o quarto período de engenharia na Uemg. Para ele os novos laboratórios chegam para complementar o curso de engenharia, que já é um marco para a cidade. “Algumas disciplinas precisam da atividade prática, principalmente a partir do quarto período e estes laboratórios são essenciais para que possamos reproduzir o que vai ser feito na prática no futuro”, explicou.

Histórico

A Uemg está presente no município de Guanhães desde 2022 com os cursos de graduação presenciais de Direito e Engenharia Civil,  que são considerados estratégicos para o desenvolvimento da região.

O curso de Direito atende à demanda crescente por profissionais da área, enquanto o de Engenharia Civil é essencial para o setor de infraestrutura, um dos motores da economia do Vale do Rio Doce. Ambos funcionam em sede temporária, na Avenida Governador Milton Campos, 2.323, Centro.

Atualmente, cerca de 130 alunos estudam na Uemg em Guanhães, mas há expectativa de que nos próximos anos a população estudantil da universidade na cidade chegue a mais de 300 estudantes.

Acesso

A porta de entrada para estudar na Uemg é o vestibular próprio da instituição e também por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No vestibular de 2023, os cursos de Guanhães receberam mais de cem inscrições de pessoas interessadas em estudar na cidade.

Uemg

A Universidade do Estado de Minas Gerais é uma instituição pública estadual, presente em 19 municípios mineiros. Tem campus-sede na capital e conta com Unidades Acadêmicas distribuídas em todas as regiões do estado de Minas Gerais. Com cursos de bacharelado, licenciatura e de tecnologia em todas as áreas do conhecimento, sua comunidade é formada por mais de 23 mil pessoas entre estudantes, docentes e servidores administrativos.