Governo do Estado inaugura Contorno de Itaú de Minas e anuncia novos investimentos em rodovias da região

Obras vão beneficiar milhares de pessoas da região e em deslocamento; trevos nas rodovias MG-050 e MG-146 também entram no pacote para dar mais segurança a quem circula pelas estradas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), inaugurou, nesta segunda-feira (11/3), mais 3,2 quilômetros de pistas duplicadas na rodovia MG-050, em Itaú de Minas, no Sudoeste do estado.

O vice-governador Professor Mateus participou da agenda, que marcou também a entrega de duas interseções em dois níveis, com dispositivos de retorno e viadutos para veículos e pedestres, e acessos às estradas vicinais.

“Estou muito feliz de ter a oportunidade de entregar esta obra que vai melhorar demais as condições de trânsito e a segurança dos cerca de 9 mil veículos que passam pela rodovia todos os dias” comemorou Professor Mateus.

As obras do contorno rodoviário em Itaú de Minas estão previstas no contrato de concessão com a empresa AB Nascentes e vão beneficiar mais de 9 mil motoristas e uma população de 16 mil pessoas da região, além de motoristas e passageiros de veículos em viagem. O investimento da concessionária nessas intervenções é de cerca de R$ 35 milhões.

Somente nestas obras, foram gerados 507 postos de trabalho, sendo 168 empregos diretos, 79 indiretos e 260 empregos via efeito de renda.

“A gente está colhendo, hoje, o fruto de um trabalho de 15 anos com os investimentos que estão sendo feitos pela concessionária. As intervenções e melhorias realizadas nos últimos anos proporcionaram a redução de 30% nos acidentes na MG-050. É para isso que a gente trabalha, para trazer mais segurança e conforto aos milhares de mineiros que trafegam diariamente pela nossas estradas”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Novos trevos

A agenda também contou com a assinatura de convênio entre o Governo de Minas e a Prefeitura Municipal de Passos, com o aporte de R$ 30 milhões em obras de infraestrutura. Os recursos serão investidos na construção de um trevo na MG-050, km 347,5, e outro na MGC-146, km 410.

As obras vão atender à demanda de aumento de tráfego, proporcionando mais segurança aos motoristas que circulam pelas rodovias.

“Nós assinamos com a Prefeitura de Passos o convênio do recurso que faltava para garantir a construção do trevo e acesso à fábrica da Heineken que vai garantir que as 400 carretas que vão entrar e sair dali diariamente não atrapalhem o trânsito da MG-050”, anunciou o vice-governador.

Entrega de UBS

Cristiano Machado / Imprensa MG

Ainda no Sudoeste do estado, o vice-governador Professor Mateus esteve na cidade de Passos, onde acompanhou a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Betinho.

As obras do Centro de Saúde, que estavam paralisadas desde 2015, foram retomadas em 2023 pela atual gestão, que investiu R$ 2 milhões para a conclusão da UBS.

“A conclusão desta UBS é importante pois ela terá a capacidade de atender 3 mil pessoas por mês, tanto na Vila Betinho quanto no Penha, pra garantir que o Programa Saúde da Família chegue mais perto do cidadão. Muito dos problemas graves de saúde que chegam aos hospitais, geralmente, são situações menos complicadas que não foram atendidas na UBS. Ter este equipamento perto da casa das pessoas faz toda diferença” destacou o vice-governador.

Saúde perto de casa

A estrutura da UBS é capaz de abrigar duas equipes de Saúde da Família (ESF) que tem capacidade de atender cada uma cerca de 3 mil pessoas por mês. A unidade vai oferecer atendimento médico, odontológico e oferecerá consultas de psicólogos e nutricionistas.

A nova UBS vai compor a rede de Atendimento Primário do município de Passos que passará a contar com 23 Unidades Básicas de Saúde.

A conclusão da obra vai proporcionar mais conforto e agilidade no atendimento médico para a população do bairro.

A dona de casa Tamara de Oliveira Campos é moradora da Vila Betinho e recentemente passou por cirurgia. Com a UBS mais perto de casa, ela diz que terá mais facilidade para fazer o acompanhamento médico.

“Há três meses eu passei por um procedimento cirúrgico e toda semana preciso fazer acompanhamento no posto de saúde. Antes da inauguração desta UBS eu precisava caminhar por um tempo pra conseguir atendimento médico” conta.