Governo estimula ações de cultura e turismo no Triângulo Mineiro

Em Uberaba, equipe da Secult apresenta ações estratégicas – Descentra Cultura e Reviva Turismo – e debate geração de empregos a partir de vetores de desenvolvimento

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) visitou Uberaba, no Triângulo Mineiro, para participar de agenda de atividades de  estímulo à cultura e ao turismo junto à comunidade e a gestores locais.

A visita viabilizou vários diálogos com foco no estímulo ao turismo e à cultura, com abordagem desses dois setores como vetores de desenvolvimento da economia e para a geração de emprego e renda. Na oportunidade, junto às lideranças municipais, a Secult apresentou as ações do Descentra Cultura e do Reviva Turismo. Temas como transformação urbana, infraestrutura, sinalização e paisagismo também entraram em pauta.

Programas

O Descentra Cultura inclui 30 projetos-macro que estão sendo desenvolvidos em todo o estado, visando à descentralização de recursos, formação e atividades culturais pelos municípios mineiros. O principal ponto é o Projeto de Lei (PL 2.976/2021), já entregue e em análise na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

“Para a cultura e o turismo no estado, descentralizar significa ganhar território para além da Região Metropolitana (RMBH), mas junto a ela também, que hoje concentra, sobretudo na área da cultura, mais de 95% dos recursos. Para a descentralização se efetivar, precisamos de políticas públicas que forneçam subsídios para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, para os gestores e o empresariado, permitindo que o interior do estado também seja contemplado com recursos do Governo de Minas", explica o secretário se Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

O secretário ainda destaca o PL Descentra Cultura e dá como exemplo a proposição de contrapartida que diminui à medida que o projeto e o recurso são descentralizados e ampliam sua capilaridade, chegando ao interior.

"Outro ponto proposto é facilitar os repasses de recursos às comunidades populares e tradicionais, que têm mais dificuldade de acesso aos mecanismos de incentivo. Com isso, conseguiremos cumprir meta importante do Plano Estadual de Cultura, que é a descentralização e o fomento em todos os 853 municípios de Minas Gerais, concretizando a municipalização da cultura”, observa Oliveira.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, também reforça o objetivo de levar o incentivo à cultura e desenvolvimento econômico em torno do turismo em benefício da população.

"Conhecemos políticas que poderão nos apoiar muito. A Secult trouxe uma perspectiva de resultados e se colocou à disposição para caminharmos juntos em capacitações e outras ações. Uberaba, como cidade-sede de macrorregião, se coloca com a responsabilidade de levar também esse trabalho da cultura e do turismo para nossa região”, afirma Elisa.

A tradição como patrimônio

O secretário Leônidas Oliveira e a equipe da Secult visitaram também a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Lá, a comitiva conheceu a 36ª Mostra do Museu do Zebu (MuZe) e o estúdio da ABCZ TV, canal inaugurado recentemente e que busca se tornar referência na transmissão de conteúdo sobre o gado zebu. Um dos temas discutidos foi o registro da criação do gado zebu como Patrimônio Cultural Imaterial.

Outro destaque foi a apresentação do projeto Geopark Uberaba, que prevê a ampliação do Museu do Zebu, além de projetos de geossítios e sítios históricos e culturais, entre outros. A Secult irá apoiar a iniciativa, importante para a valorização da memória e para o fomento à cultura e ao turismo da região.

A equipe da Secult conheceu, ainda, a Casa de Chico Xavier e a casa do arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto. Foram discutidas manutenção e restauro de patrimônio.

Desenvolvimento

Na programação em Uberaba, representantes da Secult também participaram como convidados especiais da reunião da Comissão Especial de Cultura da Câmara Municipal. Lá, o subsecretário de Cultura da pasta, Maurício Canguçu, apresentou o Plano Descentra Cultura, reforçando a importância da descentralização e municipalização dos recursos e ações de fomento. Já Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secult, apresentou o Gerais+Minas, que programa de interiorização das grades da Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Empreendedores culturais da cidade estiverem em treinamento, conduzido pelo superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da Secult, Igor Arci, que abordou o Sistema Estadual de Cultura e como as artes, a cultura e a economia criativa podem ser importantes vetores de geração de emprego e renda.

Também fizeram parte da comitiva da Secult a subsecretária de Turismo, Milena Pedrosa, o presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Sérgio Rodrigo Reis, além de outros integrantes da equipe técnica. Pelo município, estiveram com Cássio Facury, da Fundação Cultural de Uberaba; e Rui Gomes Nogueira Ramos, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação a cidade.