Governo faz primeira reunião preparatória para o período chuvoso 2020/2021

Equipe multidisciplinar alinhou estratégias de enfrentamento e prevenção de desastres

Com objetivo de planejar e minimizar os impactos das chuvas, o Governo de Minas Gerais promoveu, nessa quarta-feira (23/9), a primeira reunião de preparação para o período chuvoso 2020/2021. O encontro foi realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), do Gabinete Militar do Governador (GMG), para alinhar as estratégias que serão implementadas por cada órgão que compõe o Grupo Estratégico de Resposta a Desastres (GER), instituído pelo Estado em outubro de 2019.

Na abertura da reunião, o governador Romeu Zema reforçou a importância de se preparar com antecedência para evitar tragédias e preservar vidas. O encontro contou com a participação de uma equipe multidisciplinar, composta por secretários de Estado e representantes de entidades e órgãos colaboradores, que têm atuação na prevenção, na mitigação e na resposta a desastres típicos deste período (novembro a março), sobretudo derivados da chuva.

O chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador de Defesa Civil, coronel Osvaldo de Souza Marques, destacou o trabalho integrado. “Estamos atuando em conjunto com todos os órgãos para prevenir e salvar vidas. Vamos ter mais reuniões, envolvendo os municípios mineiros, para evitar, ao máximo, os desastres causados pelas chuvas. Sabemos que não conseguimos controlar o clima, mas podemos mitigar os efeitos desse período nas comunidades”, ressaltou.

Equipe em campo

Atualmente, a Defesa Civil Estadual conta com equipes no interior do estado para fazer um mapeamento de risco nas regiões Leste, Vale do Rio Doce e Zona da Mata - locais que foram mais atingidos no último período chuvoso. Além disso, serão verificadas as obras realizadas com recursos, sobretudo federais, destinadas aos municípios no início deste ano para a reconstrução das cidades, em função das fortes chuvas.

Na próxima semana, a Cedec e o GMG promovem um seminário sobre a chuva, para estender o alinhamento das estratégias de enfrentamento deste período aos municípios mineiros. Durante o evento, também será lançado o Plano Estadual para o Período Chuvoso, com todo o planejamento para enfrentamento da estação chuvosa.