Governo paga quase R$ 3 milhões do Edital Reviva Turismo

Iniciativa é inédita no país para projetos de promoção turística e apoio à comercialização

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O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), realizou o pagamento, nesta quinta-feira (30/12), de quase R$ 3 milhões para os projetos contemplados no edital Reviva Turismo. Este é mais um passo da iniciativa inédita no país, destinada à execução de ações de apoio à comercialização e promoção de destinos e produtos turísticos mineiros. 

Dentre os Termos de Fomento firmados, foram pagos via Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças: R$ 2,52 mi para projetos da categoria promoção turística e R$ 400 mil para iniciativas da categoria apoio à comercialização, totalizando um repasse de R$ 2,9 mi, Os recursos são provenientes do Acordo Judicial de reparação dos impactos socioeconômicos e socioambientais gerados pelo rompimento das barragens do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Reviva Turismo

Voltado a Organizações da Sociedade Civil (OSCs), o objetivo do edital é fortalecer a competitividade turística de Minas Gerais, apoiar a promoção do potencial turístico de Minas Gerais, o aumento do número de visitantes ao estado e gerar, assim, mais empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico.

Entre as ações de apoio à comercialização, estão previstos encontros de negócios, treinamentos e elaboração de roteiros turísticos em conjunto para operadores e agentes de viagens; além da criação, produção e divulgação online, seguindo a tendência de compra do turista.

Já em relação à promoção de destinos e produtos turísticos as ações são: criação, produção e divulgação online de materiais digitais, conteúdos promocionais para redes sociais, sites ou blogs, ações com influenciadores digitais, publicidade ou propaganda exclusivamente on-line; produção e aquisição de fotos e vídeos, de alta qualidade, para fins de promoção do destino ou produto turístico.

Criado em março deste ano, o Reviva Turismo possui duas metas principais: garantir 100 mil empregos no ramo de turismo até o fim de 2022 e tornar Minas Gerais em um dos três principais destinos do Brasil. Esse segundo objetivo já foi alcançando apenas dois meses após a criação da iniciativa, conforme dados do IBGE.

O edital é baseado em quatro eixos: biossegurança, estruturação, capacitação e marketing do destino Minas Gerais. O programa foi desenhado conforme as múltiplas potencialidades turísticas do estado – paisagens naturais e urbanas exuberantes; a singular cozinha mineira; concentração de patrimônios históricos, culturais e da humanidade; complexo de águas e estâncias hidrominerais e toda a mineiridade representada pelo povo acolhedor.



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